Frente Brasil Popular

Agricultoras pernambucanas realizam ato contra Michel Temer

Caravana Popular em Defesa da Democracia segue para Salgueiro e Petrolândia.

Ouricuri (PE) |
Ato em Ouricuri foi protagonizado pelas mulheres e reuniu movimentos populares da região do Araripe.
Ato em Ouricuri foi protagonizado pelas mulheres e reuniu movimentos populares da região do Araripe. - Bruna Leite/Frente Brasil Popular

Na manhã desta terça-feira (5) os movimentos populares dos municípios de Ouricuri e cidades vizinhas, no Sertão de Pernambuco, realizaram ato político-cultural contra o governo interino de Michel Temer. Acusando-o de liderar um golpe contra as conquistas das famílias agricultora, as mulheres do campo protagonizaram caminhada que saiu da Praça Frei Damião à Praça Francisco Pedro da Silva, no centro da cidade.

Continua após publicidade

As falas convidaram a população a lembrar de períodos de seca há pouco mais de 10 anos, comparando-os à estiagem que o semiárido brasileiro tem vivido. "Mesmo com a seca o nosso povo não precisou saquear supermercados para saciar a fome. Graças à distribuição de renda o pobre pode entrar de cabeça erguida em qualquer supermercado dessa cidade", afirmou a militante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Vani Souza, enquanto o ato passava em frente a supermercados.

A agricultora Lindalva Rodrigues, do Sítio Tanque dos Bernardos, Ouricuri, é assessorada do programa Garantia Safra, do extinto Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Ela disse estar preocupada com as medidas adotadas pelo governo interino, que, segundo ela, não tem entre as prioridades os programas que garantem melhorias nas condições de vida e produção das famílias agricultoras.

"O programa pelo qual sou assessorada está sob ameaça de cortes. Nos últimos anos tivemos avanços para a população do campo, como o Luz Para Todos, o PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e o Mais Médicos, que trouxe os médicos para o semiárido mas que pode acabar", lamentou Rodrigues. "Com esse presidente interino a situação piora a cada dia. Nem dá para chamá-lo de presidente. Ele está dificultando o acesso aos programas de crédito".

 
Com faixas, cartazes e palavras de ordem em defesa da democracia e contra o golpe, os manifestantes fecharam a rua em frente ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB), entidade que corre o risco de perder sua função social no fortalecimento da agricultura familiar. O ato também parou em frente à prefeitura, gerida pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), um dos apoiadores do impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff. A agricultora Nilma Lopes lembrou dos programas e políticas públicas que colaboraram com a melhoria da qualidade de vida da sua família nos últimos anos.

"A nossa situação melhorou nos últimos anos com os PRONAFs, o Garantia Safra, o Bolsa Família, Água Para Todos, Habitação Rural, Minha Casa Minha Vida e os programas que levaram cisternas e água para as famílias do semiárido. Mas o golpe já tem afetado negativamente a produção da agricultura familiar, a produção de alimentos e a comercialização. Este ano está sendo um dos piores dessa de seca que já dura 5 anos. E a situação está sendo agravada nesse pouco tempo de governo interino, já que foram cortados incentivos para esse tipo de produção", reclamou.
 
Integrante do Conselho de Desenvolvimento Rural de Ouricuri, Maria de Augustinha afirmou que a gestão interina do Governo Federal tem interesses opostos aos da maior parte da população brasileira. "Foi através da luta que conseguimos políticas públicas para agricultoras, agricultores e mulheres. E nós seguimos na luta, porque vemos na TV o Temer dizer que vai tomar medidas impopulares, contra o povo. Nós estamos na rua porque queremos um projeto do povo para o País, um projeto que vai contra os interesses dos latifundiários. E o primeiro passo é restabelecer o governo legítimo de Dilma".
 
O ato em Ouricuri foi marcado pelas manifestações da cultura local. Artistas da região do Sertão do Araripe tocaram xote, baião e recitaram poesias com alta carga política entre um discurso e outro.

CARAVANA - O evento integra a agenda da Caravana Popular em Defesa da Democracia, organizada pela Frente Brasil Popular. O calendário de mobilizações teve início na segunda-feira (4), em Petrolina, e segue agora para Salgueiro (dia 6) e Petrolândia (7), passando por um total de 12 cidades e cruzando Pernambuco até chegar ao Recife, onde a Caravana será concluída num ato com a presença do ex-presidente Lula.

Edição: ---