Estados Unidos

5 policiais são mortos durante protesto contra morte de negros por agentes brancos

Segundo polícia de Dallas, disparos teriam sido efetuados por dois atiradores durante manifestação

OperaMundi |
 Policiais atuam em área onde cinco agentes foram mortos por atiradores durante manifestação em Dallas, no Texas
Policiais atuam em área onde cinco agentes foram mortos por atiradores durante manifestação em Dallas, no Texas - Flickr/ @Tiocfaidh ár lá 1916

Cinco policiais morreram na noite de quinta-feira (07) e outros seis ficaram feridos durante uma manifestação contra a violência policial em Dallas, no estado do Dallas, nos Estados Unidos, quando foram atingidos por disparos de um atirador. 

De acordo com o chefe da polícia de Dallas, David Brown, os disparos teriam sido efetuados por dois atiradores, que estavam em posições elevadas durante a manifestação.

De acordo com a imprensa norte-americana, um dos atiradores teria tirado a própria vida no local, enquanto outros três suspeitos foram presos.

Segundo o chefe de polícia, que estava em uma entrevista coletiva à imprensa ao lado do prefeito de Dallas, o democrata Mike Rawlings, os atiradores "queriam ferir ou matar o número máximo de policiais". Ele disse que foi preparada uma emboscada, e que alguns dos agentes foram atingidos pelas costas.

David Brown disse também que os suspeitos teriam ameaçado ativar uma bomba, embora não tenham sido encontrados indícios de artefatos durante uma inspeção pela cidade.

O protesto ocorreu após as mortes dos homens negros Philando Castile, em Minnesota, e Alton Sterling, em Louisiana, por policiais brancos nesta semana. Os dois casos foram gravados em vídeos que foram divulgados nas redes sociais.

Cerca de 100 agentes haviam sido deslocados para o centro de Dallas em função da manifestação, em uma noite em que houve atos também em outras cidades dos EUA.

Nesta sexta-feira (08), o presidente do país, Barack Obama, disse estar “horrorizado” com o episódio, que classificou como "tremenda tragédia".

"Ainda não conhecemos todos os detalhes. O que sabemos é que este foi um ataque terrível, calculado e desprezível contra agentes de segurança", disse Obama a jornalistas após se reunir em Varsóvia, na Polônia, com os presidentes do Conselho Europeu, Donald Tusk, e da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

"Que fique claro que não há justificativa possível para este tipo de ataque ou qualquer violência contra os agentes de segurança. Qualquer um envolvido nestes assassinatos será responsabilizado. A justiça será feita", completou.

Esse foi o episódio com maior número de policiais mortos nos Estados Unidos desde os ataques de 11 de setembro de 2001, em Nova York, quando 72 agentes morreram.

(*) Com Agência Efe

 

Edição: ---