Frente Brasil Popular

Caravana completa etapa do Sertão e chega ao Agreste de Pernambuco

Atos, plenárias e construção de comitês da Frente nos primeiros 7 dias envolveram 43 dos 56 municípios da região.

Garanhuns (PE) |
Atos foram marcados pela defesa das políticas públicas para a região do semiárido.
Atos foram marcados pela defesa das políticas públicas para a região do semiárido. - Vinícius Sobreira/Brasil de Fato

Neste domingo (10) a Caravana Popular em Defesa da Democracia passou pela cidade de Arcoverde, completando seu trajeto pelo Sertão pernambucano. O percurso que teve início em Petrolina passou pelos municípios de Ouricuri, Salgueiro, Petrolândia, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira e Arcoverde, realizando plenárias, atos político-culturais e construindo novos comitês municipais, regionais e temáticos da Frente Brasil Popular. A Caravana envolveu 43 dos 56 municípios do Sertão do estado.

Ao longo do trajeto pelos sete municípios a população destacou os impactos que a derrubada do governo Dilma pode gerar para a população do sertão. Membro da Pastoral da Juventude Rural (PJR) em Afogados da Ingazeira, o agricultor Sandreildo Santos afirma que historicamente o semiárido sempre esteve excluído do processo de desenvolvimento do País, mas o cenário mudou com as políticas públicas criadas ao longo dos últimos 13 anos. “As políticas sociais fortaleceram a convivência com o semiárido e a realização do sonho de fazer faculdade. Com isso o povo começou a ser protagonista da vida regional na produção, na cultura, no acesso à universidade. O povo começa a ter esperança e a realizar a vida na sua região, diferente de antes, quando tínhamos que ir embora”.

A militante do Levante Popular da Juventude de Petrolina, a universitária Vanessa Gonzaga, destaca as medidas tomadas pelo governo interino de Michel Temer que afetam a vida da população do semiárido, região na qual vivem 3,3 milhões de pessoas do Sertão e Agreste de Pernambuco. “O fim do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e os cortes no Minha Casa Minha Vida impactam na população urbana e do campo. A extinção do Ministério da Cultura, que depois voltou com menos verba, impacta diretamente no patrimônio cultural nordestino”. Opinião compartilhada com a presidenta do PT de Arcoverde, Maria José, para quem “a intensificação da cultura excludente vai contra as conquistas de inclusão social dos últimos anos. E os principais excluídos serão os nordestinos”. Sandreildo avalia ainda que o atual cenário político coloca sob ameaça as conquistas da população sertaneja, com risco de volta ao passado e perda da esperança. “Tira capacidade de participação do povo no processo de vida da região e coloca o povo como subordinado às elites locais, como sempre foi. E para nós jovens se desenha um processo no qual voltaremos a sentir-nos sem capacidade de construir uma vida digna na nossa região”.

Segundo os membros da Frente Brasil Popular, um dos objetivos da Caravana Popular em Defesa da Democracia é criar novos comitês e fortalecer a atuação dos já existentes, para “enraizar” a Frente nessas cidades e interiorizar a construção das lutas, como afirma Maria José. “Os comitês colaborarão para resgatar a base e a cidadania, intensificar as lutas e interiorizar a força da Frente Brasil Popular, tornando a construção ainda mais plural e democrática”, opina. O objetivo é criar comitês além das cidades por onde passou a Caravana. “A criação dos comitês tem o propósito de enraizamento da Frente nessas cidades, inclusive nos municípios em que a Caravana não passou. Discutir eixos temáticos, como mulheres, juventude, sindical e campo, proporciona um debate mais aprofundado de como o golpe afeta esses setores e como afeta as populações das cidades de Pernambuco”, diz Vanessa Gonzaga. Segundo ela, os comitês ajudam a envolver outras organizações e coletivos que não estavam construindo a Frente Brasil Popular, mas a partir das nas lutas no município esses grupos começam a se envolver.

Sandreildo Santos avalia como “grande conquista” o processo da Caravana no Sertão do estado. Para ele, os comitês da Frente Brasil Popular transformarão a Frente na “grande força” que representará os interesses da maioria da população pernambucana e brasileira. “A construção da Frente precisa ter a cara do povo, com um processo organizativo envolvendo o interior e a capital. A Frente Brasil Popular será a ferramenta para o povo sertanejo fazer resistência ao golpe, com a possibilidade de construção de um projeto em que o povo se sinta representado”, opinou o agricultor.

Nesta segunda-feira (11) a Caravana Popular em Defesa da Democracia passou por Garanhuns, onde se somou ao comitê local e realizou panfletagem durante a manhã. No turno da tarde houve uma plenária cultural com a militância no Centro de Formação da Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Pernambuco (FETAPE). Na terça-feira (12) a Caravana passa pelas cidades de Surubim e Palmares, na Zona da Mata. Na quarta-feira o grupo realizará atividades com a Frente Brasil Popular em Caruaru e no Recife, ambas com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Edição: ---