Luto

Ex-ministra e militante negra, Luiza Bairros falece nesta terça (12)

Luiza construiu parte de sua luta na Bahia, onde viveu desde 1979 e militava pelo Movimento Negro Unificado

São Paulo (SP) |
Luiza Helena Bairros foi secretária de Políticas Públicas da Igualdade Racial entre 2011 e 2014
Luiza Helena Bairros foi secretária de Políticas Públicas da Igualdade Racial entre 2011 e 2014 - Valter Campanato/Agência Brasil

Ex-ministra da Igualdade Racial, militante do Movimento Negro Unificado (MNU) e destaque - nacional e internacional - na luta racial e de gênero, Luiza Helena Bairros faleceu na manhã desta terça-feira (12), em Porto Alegre, vítima de câncer no pulmão.

Com um rico currículo acadêmico, Luiza era mestre em ciências sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutora em sociologia pela Michigan State University (EUA). Sua graduação foi em Administração Pública e de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGS) e especializou-se em Planejamento Regional pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Parte de seu legado internacional está nos anos em que trabalhou em programas da Organização das Nações Unidas (ONU), com foco no combate ao racismo, e no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) entre os anos de 2001 e 2005.

No Brasil exerceu funções em cargos na defesa de direitos humanos e sociais. Foi titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Social da Bahia e Ministra-chefe da Secretaria de Políticas Públicas da Igualdade Racial (2011 a 2014). Além disso, trabalhou na pré-implementação do Programa de Combate ao Racismo Institucional para os Estados de Pernambuco e Bahia.

Homenagens

Em sua conta do twitter, o ator Lázaro Ramos lamentou a morte da ex-ministra. “Acabo de receber com muita tristeza a notícia do falecimento” de Luiza Bairros. A deputada Maria do Rosário (PT-RS) também se manifestou: “Os quilombos tocam tambores em tua homenagem, Luiza. Choro, por me sentir mais só”. O portal Blogueiras Negras dedicou a página inicial de seu site para homenagear a ex-ministra e seu legado na luta pela igualdade racial no Brasil.

Edição: Simone Freire.

Edição: ---