Festival

160 toneladas de produtos da reforma agrária serão vendidos em BH

Praça da Estação e Serraria Souza Pinto recebem atividades culturais e feira

Belo Horizonte |
Legumes, frutas e grãos produzidos nos assentamentos e acampamentos serão comercializados em BH
Legumes, frutas e grãos produzidos nos assentamentos e acampamentos serão comercializados em BH - Arquivo MST

Entre os dias 20 e 24 de julho, Belo Horizonte receberá iguarias de todos os cantos do país. Caminhões carregados com a cozinha e produtos da reforma agrária, vindos dos mais diversos assentamentos e acampamentos, trarão a produção do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para a capital mineira. 
A Feira, que acontece na Serraria Souza Pinto, é parte da programação do Festival da Reforma Agrária e trará mais de 160 toneladas de alimentos para comercialização, dentre eles, produtos agroecológicos, orgânicos, artesanatos, agroindustrializados e in natura. 
Produtos mineiros
Uma das atrações principais é o Café Guaií, produzido no Sul de Minas Gerais. O famoso cafezinho mineiro é produzido por 500 famílias – de 3 assentamentos e 11 acampamentos – que vivem e trabalham na terra desde 1996. 
Do Norte de Minas, virão rapadura, açúcar mascavo, geleia de umbu e doce de castanha de baru, além de mel. Produtores de 16 estados, distribuídos em mais de 100 cooperativas, 96 agroindústrias e 1,9 mil associações, trarão pratos típicos de cinco regiões do país para a Feira Gastronômica do MST. Quem passar pelo local poderá provar pato no tucupi, churrasco de bode, tapioca, frango com pequi, acarajé, arroz carreteiro, o tropeiro mineiro e outras iguarias dos assentamentos.

Edição: ---