Coluna

Portugal aplicou um futebol italiano na Eurocopa

Imagem de perfil do Colunistaesd
Cristiano e Pepe também jogam juntos no Real Madrid
Cristiano e Pepe também jogam juntos no Real Madrid - Divulgação/FIFA
Quem cresceu na equipe ao longo da competição foi, principalmente, a defesa

Enfim, Portugal tem um título através de sua seleção de futebol. A geração capitaneada por Cristiano Ronaldo levou a primeira taça da Eurocopa. Na casa do adversário.

Foi o mesmo que a Grécia fez com a própria seleção portuguesa, em Lisboa, 12 anos atrás. Na ocasião, os portugueses parecem ter aprendido alguma coisa, tanto que o espírito empenhado nesta final, em solo francês, foi absolutamente vencedor, a ponto da equipe perder Cristiano Ronaldo ainda no primeiro tempo, lesionado, e não se desestabilizar. Pelo contrário, cresceu no jogo diante da ineficiência ofensiva da seleção francesa, principalmente na etapa inicial.

Portugal aplicou um futebol italiano na Euro. Quem cresceu na equipe ao longo da competição foi, principalmente, a defesa. Tanto que o grande nome do jogo, para além do guineense Éder, que marcou o gol do título, foi Pepe.

O zagueiro, tido como bruto por boa parte do mundo do futebol, é uma espécie de Júnior Baiano dos tempos modernos. Excelente técnica e cabeça instável.

Sua atuação na decisão remete à tradição italiana de marcar títulos com nomes de defensores. Se, fora do campo, a postura de Cristiano Ronaldo foi importantíssima para o título, dentro dele Pepe foi soberano.

Além da campanha irregular, que cresceu no momento certo, típica da Squadra Azzurra, uma primeira fase com três empates classificou os lusitanos na bacia das almas. Houve duas prorrogações em sequência nas fases seguintes, até o crescimento na semifinal. Uma festa portuguesa, com certeza. Mas com cheiro de pizza italiana.

Edição: ---