Coluna

Votação para presidência da Câmara foi às raias do absurdo

Imagem de perfil do Colunistaesd
Rodrigo Maia agora vai ser badalado pela mídia conservadora e ganhará projeção nacional
Rodrigo Maia agora vai ser badalado pela mídia conservadora e ganhará projeção nacional - EBC Memória
A votação foi lamentável e demonstra que o país está cada vez andando para trás

Impressionante a votação para o mandato tampão da presidência da Câmara dos Deputados. Inicialmente os 13 candidatos discursaram demonstrando concretamente que queriam mesmo aparecer do que outra coisa. Depois, ao sobrarem dois, os discursos foram às raias do absurdo.

Rogério Rosso, um típico parlamentar gênero pelegão, começou o discurso agradecendo a deus por lá estar e depois citou familiares, em especial a sua filha Raquel e os pais moradores de Brasília, numa repetição grotesca do acontecido na votação do impeachment de Dilma Rousseff.

Já Rodrigo Maia, como Rosso, também apoiado pelo governo golpista do vice Michel Temer, tentou fazer afagos na esquerda para ganhar votos. Aliás, quem se considera de esquerda e vota em Rodrigo Maia deveria rever o conceito em que se situa.  

Maia, vencedor da disputa, foi chamado por Rosso para abraçá-lo, na hora que o amigo de Cunha iniciava um segundo discurso, por sinal acompanhado pelos canais a cabo que se dedicam ao jornalismo (?).

Tentaram vender o peixe podre de que Maia não tinha nada a ver com Eduardo Cunha, que apoiava Rosso.  Lego engano, quando servia os interesses dos que usurpam o poder, Maia era aliadíssimo de Cunha.

Depois, quando o ex-presidente da Câmara dos Deputados foi considerado descartável pela direita, Rodrigo Maia seguiu a manilha. Mas isso de alguma forma foi omitido pela mídia conservadora, que segue o mesmo roteiro.

A votação na Câmara foi deveras lamentável e demonstra que o país está cada vez andando para trás. Imaginar que Rodrigo Maia poderá assumir a presidência interinamente é mesmo deprimente.

Nesse sentido, fez bem a bancada do PSOL, que apesar de minoritária, avisou que não votaria. Os deputados desse partido deram sinal de coerência. Outros parlamentares seguiram a mesma linha de ação, mas o fato ocorreu sem menção da mídia conservadora.

Basta verificar que na primeira votação o total foi de 491 deputados votantes, já no segundo turno o número alcançou 460. Para onde foram os 31 que se abstiveram?

Num dos canais a cabo a “explicação” foi a de que os parlamentares estavam “cansados”.

Rodrigo Maia agora vai ser badalado pela mídia conservadora e ganhará projeção nacional. Podem estar certos de uma coisa, o deputado do DEM vai mesmo facilitar o esquema golpista com a aceitação imediata de projetos que levarão o Brasil a um retrocesso ainda maior do que o atual.

É isso, o Brasil não merecia toda essa dose cavalar de reacionarismo. 

Edição: ---