SEMIÁRIDO

Juventude camponesa troca experiências e fortalece a convivência com o Semiárido

A Feira aconteceu entre os dias 30 de junho e 03 de julho

Recife |
Cerca de 230 jovens de vários lugares do Brasil se reuniram na Feira
Cerca de 230 jovens de vários lugares do Brasil se reuniram na Feira - Comunicação PJR


Para trocar experiências e aprendizados, cerca de 230 jovens camponeses se reuniram no primeiro Intercâmbio e Feira Nacional de Saberes e Sabores da Juventude Camponesa, que aconteceu do dia 30 de junho ao dia 3 de julho no Centro de Formação Paulo Freire, localizado no Assentamento Normandia, em Caruaru-PE. O evento foi organizado pela Pastoral da Juventude Rural (PJR) em parceria com o Semear e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrário (FIDA).
Eram jovens da Paraíba, Ceará, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Espírito Santo e Alagoas, que trouxeram também sua cultura e sua produção artística. Durante os quatro dias, eles mostraram que a juventude do campo está organizada e puderam participar de exposição de produtos agrícolas e artesanato, ver e refletir sobre o projeto de audiovisual, além de participar da jornada socialista e das noites culturais. Maria de Fátima, integrante da PJR, pontua que o intercâmbio é “um ótimo momento para disseminar conhecimentos e trocar experiências, sejam culturais ou relacionadas à agricultura”.
Admirado com o resultado da feira, Leonardo Bichara, representante do FIDA no Brasil, explica que o Semear é um programa do FIDA que abrange todo o Nordeste brasileiro. “Um dos desafios é justamente acompanhar os projetos desenvolvidos nas comunidades. O modelo usado, de relatório e planilhas, não dialoga com a população do campo. Por isso, o projeto de vídeos foi tão importante”, ressalta.
O resultado do monitoramento, feito através do projeto “Boas Práticas Juvenis na convivência com Semiárido”, foi apresentado pelos jovens na manhã da sexta-feira. Ao todo foram cinco vídeos, que acompanharam algumas experiências de jovens que vivem no Semiárido nordestino. Luiz Filho, um dos realizadores do projeto, afirma que o principal objetivo é “mostrar que os jovens camponeses podem intercambiar seus saberes através do audiovisual”.
Jacqueline Anjos é do Grupo de Teatro Raízes Nordestinas, de Poço Redondo, no Alto Sertão sergipano, que foi um dos monitorados. Ela afirma que apesar das dificuldades, o trabalho desenvolvido pelo grupo é consistente. “Semiárido é lugar de vida digna e o teatro e audiovisual são forma de comunicação com a juventude. A produção artística da juventude do campo é grande e deve ser mostrada”, observa.
Em Pentecostes, no Vale do Curu – CE, Neto Ribeiro é agricultor, criador de galinhas e de abelhas sem ferrão. Ele fala da convivência, da luta e da vontade de vencer da juventude camponesa. “Há seis anos, a partir do nosso trabalho na agricultura e com animais, toda a minha família voltou para a comunidade”, lembra Neto. Ele faz parte do projeto Jovem Empreendedor, que já possui fundos rotativos, associações e cooperativas.

Edição: ---