Coluna

Bailes funk voltam com força no Rio

Imagem de perfil do Colunistaesd
20 anos depois da proibição, os bailes funk ressurgem no estado
20 anos depois da proibição, os bailes funk ressurgem no estado - Divulgação
Vários eventos de funk aconteceram no estado, com o nome de “Baile da Antiga"

Os sambistas, quando perguntados sobre o futuro do samba, respondiam que o ritmo agoniza mais não morre. Acredito que o funk vai pelo mesmo caminho. Depois de tantos anos de perseguição, ele continua firme e forte. 

Em 2008, uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas apontava um mercado de 300 bailes funk por semana no Rio de Janeiro. A pesquisa fez com que a gente notasse que estávamos perdendo espaço na cidade e em todo o estado. 

Para quem conheceu a cadeia produtiva do funk nos anos 1990, não se surpreendeu com o resultado da pesquisa.

Somente com um tratamento diferente vindo por parte dos órgãos governamentais ligados à cultura é que teríamos nosso espaço respeitado e consequentemente um mercado bem mais promissor. Mas não foi isso que aconteceu.

A repressão ao funk, por parte da polícia, continuou com muita força, e assim os bailes foram sendo fechados. Para todos aqueles que dizem que os bailes faliram, eu pergunto: “podemos decretar falência de algo que foi proibido de funcionar?” 

Tem sempre aquele que responde: “mas já faz tanto tempo que, se voltar, não funciona mais”. A verdade é que só reabrindo os bailes para saber. 

No último final de semana, vários eventos de funk aconteceram em todo o estado, com o nome de “Baile da Antiga”, todos lotados. Por isso, quando sou questionado sobre o futuro do funk, respondo que tenho os meus motivos para acreditar que ele ainda vai crescer muito mais.

Edição: ---