Corrupção

Candidato a novo ministro do Turismo é da bancada ruralista e réu do STF

Deputado Marx Beltrão (PMDB-AL), que também defende a privatização do petróleo, seria uma indicação de Renan Calheiros

São Paulo (SP) |
Beltrão pode substituir Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), o terceiro ministro interino a deixar o a gestão provisório de Michel Temer
Beltrão pode substituir Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), o terceiro ministro interino a deixar o a gestão provisório de Michel Temer - Divulgação/ Facebook

O deputado federal Marx Beltrão (PMDB-AL), cotado para ser o novo ministro do Turismo, faz parte da bancada ruralista da Câmara dos Deputados e é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por falsidade ideológica. O anúncio está previsto para esta semana.

Ele teria apresentado comprovantes de repasses falsos ao Ministério da Previdência Social quando era prefeito de Coruripe (AL), cargo que ocupou entre 2004 e 2012. O deputado nega as acusações. 

Se confirmada sua nomeação, Beltrão substituirá Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), o terceiro ministro interino a deixar o a gestão provisório de Michel Temer. Alves apareceu em delações da Operação Lava Jato em junho e se demitiu.

Indicação de Calheiros

Beltrão está em seu primeiro mandato como deputado federal, mas seu nome circula como candidato a ministro há, pelo menos, um mês. O deputado seria apadrinhado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, seu correligionário e conterrâneo. 

Segundo o site Atlas Político, ele também é membro das bancadas de "Defesa da exploração privada do petróleo", "Contra o aborto", "Defesa dos direitos humanos", "Defesa da igualdade racial", "Frente ambientalista", "Defesa da economia solidária" e "Frente municipalista".

Colunistas de Alagoas acreditam que ele está tentando consolidar seu nome para disputar o cargo de senador em 2018, quando cada estado terá direito a eleger dois nomes.

Edição: Camila Rodrigues da Silva

Edição: ---