Rio de Janeiro

Cinema

Cineclube exibe filme sobre o Maracanã

Documentário “Geraldinos” recupera memórias do setor Geral do estádio

Rio de Janeiro |
Setor geral era um grande espaço popular no estádio do Maracanã
Setor geral era um grande espaço popular no estádio do Maracanã - Divulgação

Fãs do futebol brasileiro vão ter uma programação especial no próximo fim de semana. Neste sábado (23), às 13h, será realizado o “Cine Boleiros”, um cineclube que discute filmes relacionados ao esporte. Desta vez, o evento exibirá o documentário “Geraldinos”, que fala sobre o setor Geral do estádio do Maracanã. O cineclube será no Bar do Duda, que fica na Avenida Dom Helder Câmara, 5746, próximo ao Norte Shopping, no Méier. 

O setor Geral é um espaço que existiu na primeira construção do Maracanã, estádio que nasceu há mais de 60 anos. O lugar, destinado ao grande público, era um espaço popular, onde qualquer pessoa poderia ver os jogos e expressar suas opiniões. O filme também analisa o Maracanã depois das reformas que fecharam esse setor tão simbólico para o futebol brasileiro. A direção do filme é de Pedro Asbeg e Renato Martins.

Além da exibição, haverá um debate com os diretores do filme e o historiador e antropólogo Marcos Alvito, da Universidade Federal Fluminense (UFF). O evento é organizado pelos coletivos Vascomunistas, Comuna Rubro-Negra, Flumunistas e Clube de Regatas do Flamengo - Antifascista.

Edição: ---