Minas Gerais

REFORMA AGRÁRIA

“Essa feira ajuda muito a valorizar o nosso trabalho”

Produtora rural conta da experiência de trazer seus produtos para BH, durante Festival Nacional

Belo Horizonte |
Maria de Fátima veio do acampamento de Campo do Meio, onde produz maracujá, mel e própolis
Maria de Fátima veio do acampamento de Campo do Meio, onde produz maracujá, mel e própolis - Larissa Costa / Brasil de Fato MG

O Festival Nacional de Arte e Cultura da Reforma Agrária começou na quarta-feira (20) e até o dia 24 faz a capital sentir um pouco do gostinho da cultura dos acampamentos e assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O evento, que conta com extensa lista de programação cultural, trouxe para BH toneladas de alimentos comercializados por pequenos produtores, que veem o cultivo sem agrotóxicos como filosofia de vida. É o caso de Maria de Fátima Silva Meira, de 59 anos e já “com 13 de terra”, como ela gosta de dizer. 
Brasil de Fato - O que você produz? 
Maria de Fátima Silva Meira - Eu sou acampada, lá de Campo do Meio [Aradnópolis], no Sul de Minas. Eu e meus companheiros produzimos maracujá, mel e própolis. Está tudo aqui pra quem quiser ver.
Como está sendo a experiência de participar da feira? Qual a sensação de ver as pessoas elogiando os produtos que você cultivou?
É uma maravilha! Estou feliz. Essa feira ajuda muito a valorizar o nosso trabalho e existe a responsabilidade de trazer os produtos dos outros companheiros também. Cultivar e ver o resultado final é muito bom, muita felicidade. Passamos dificuldade demais... Não produzimos só ‘na raça’, é ‘nas mãos’!
O que um produto de Reforma Agrária tem de diferente desses produtos que vemos normalmente em supermercados?
Ah, esses produtos da cidade, até mesmo os que dizem que não têm agrotóxicos têm sim e falamos isso com propriedade. Já os nossos são totalmente livres de venenos, são bem mais saudáveis.

Além de debates políticos, o Festival conta com mostra de filmes, fotografias e artes plásticas. Na sexta (22), acontece a divulgação do resultado do Festival de Música, além de show de Zé Mulato e Cassiano e Pereira da Viola, na Praça da Estação. No sábado, Renegado se apresenta. No domingo, o encerramento será com Tambolelê, Xicas da Silva e Aline Calixto. Na Serraria Souza Pinto, além da feira de produtos, diversas apresentações estão previstas, como Vander Lee, Xangai e Rubinho do Vale. Todas as atividades são gratuitas. Programação completa aqui

Edição: ---