Conflitos agrários

MST publica nota se posicionando contra acusações da imprensa de Rondônia

Jornais atribuíram ao movimento a culpa de conflitos agrários nas cidades de Mirante da Serra, Ouro Preto e Seringueiras

São Paulo (SP) |
"As acusações não são verdadeiras (...) e o MST respeita todas as famílias que se organizam para fazer a luta pela a terra", diz a nota
"As acusações não são verdadeiras (...) e o MST respeita todas as famílias que se organizam para fazer a luta pela a terra", diz a nota - Reprodução/Rondônia em Pauta

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra publicou nota se posicionando sobre as acusações recebidas da imprensa sobre os conflitos agrários recentes no estado de Rondônia.

Continua após publicidade

Um deles seria a ocupação de uma fazenda  na Linha 14 de Seringueiras, no último dia 17. A acusação do portal G1, direcionada à Liga dos Camponeses Pobres (LCP), é de que "seis homens armados desceram de um ônibus e caminharam em direção à propriedade, onde fizeram o dono da fazenda e um funcionário refém". Portais regionais reproduziram a mesma notícia responsabilizando o MST pela ação.

Continua após publicidade

"As acusações não são verdadeiras (...) e o MST respeita todas as famílias que se organizam para fazer a luta pela a terra", diz a nota. Atualmente, não há relação política entre a LCP e o MST.

Continua após publicidade

O texto argumenta que "o conflito no campo só se resolverá com uma ampla Reforma Agrária, feita com a participação popular, e lembra que lutar por Reforma Agrária é um direito reconhecido pelo nosso ordenamento jurídico, com a instituição da lei 10.469//2002". 

Continua após publicidade

Conforme argumenta um comunicado do movimento, Rondônia é um estado cobiçado por diversos segmentos de exploração do capital, como o da extração de madeira, de minérios, do uso dos rios, para a venda de energia e de água, e do solo, para a produção de monocultivo e pecuária.

"Tudo isso tem colocado a população do campo e da cidade em uma situação de risco e vulnerabilidade, expondo os indígenas, os quilombolas, os extrativistas, os camponeses, os atingidos por barragens e os sem-terras, que muitas vezes se colocam como empecilho para o avanço de tais interesses", diz a nota.

A reclamação é que nada tem sido feito pelas autoridades para mudar o cenário de coronelismo, da má distribuição de riquezas e da concentração de terra em Rondônia e no restante do Brasil. Para o movimento, enquanto isso não mudar, os conflitos irão continuar.

Edição: ---