Eleições 2016

Partidos confirmam candidatos às prefeituras; conheça as alianças em sete capitais

O prazo para a apresentação dos nomes termina no dia 5 de agosto, às 19h

São Paulo (SP) |
Nomes podem ser oficializados até dia 5 de agosto
Nomes podem ser oficializados até dia 5 de agosto - Nelson Jr./ ASICS/TSE

Desde a última quarta-feira (20), os partidos políticos já podem realizar as convenções partidárias para anunciar os candidatos que vão concorrer às eleições municipais em todo o país, e alguns deles já definiram seus nomes até este domingo, segundo o calendário definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo termina às 19h do dia 5 de agosto.

Em São Paulo, quatro partidos oficializaram a candidatura de seus respectivos pré-candidatos à prefeitura do município de São Paulo neste domingo (24). O Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou o nome do atual prefeito da capital paulista, Fernando Haddad, no Sindicato dos Bancários.

Gabriel Chalita (PDT), ex-deputado federal e ex-secretário municipal da Educação, completa a chapa como candidato a vice-prefeito. O PT terá a segunda maior coligação das eleições, com o apoio do PDT, do PR, do PCdoB e do PROS.

No mesmo dia, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) homologou sua chapa na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio- SP).

O empresário João Dória será o candidato a prefeito e terá o deputado federal Bruno Covas, do mesmo partido, como vice. Com a maior coligação das eleições municipais, o PSDB terá o apoio do PSL, PSB, PMB, PHS, PV, PPS, PP, DEM, PTdoB, PRP e PTC.

Já o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), que fez aliança com o Partido Comunista Brasileiro (PCB), lançou oficialmente a candidatura da ex-prefeita e deputada federal Luiza Erundina no Sindicato dos Trabalhadores de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Sintaema). Ivan Valente, do mesmo partido, é seu candidato a vice-prefeito.

O PRB escolheu o deputado federal Celso Russomanno como seu nome para concorrer na capital paulista, mas ainda não definiu quem será o vice. A convenção que homologou a candidatura ocorreu Salão de Eventos Golden House, na zona leste da cidade. Russomano terá o apoio do PSC, PTN e PEN.

Já o PMDB deve confirmar nesta semana o nome da senadora Marta Suplicy para concorrer à prefeitura e Andrea Matarazzo, hoje filiado ao PSD, como vice. 

Outros estados

Confira algumas das candidaturas já confirmadas em outros estados:

Rio de Janeiro

 - O PCdoB confirmou Jandira Feghali com Edson Santos (PT) para vice-prefeito.

- O senador Romário desistiu de disputar a prefeitura do Rio e deixou na quinta-feira (21) a presidência do PSB-RJ.

- O PSC oficializou neste sábado (23) a candidatura do deputado estadual Flávio Bolsonaro

- O PSDB definiu como nome de sua chapa o deputado estadual Carlos Osório.

- O deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) foi oficializado como candidato na semana passada, no dia 20.

- Também na quarta-feira, o deputado Pedro Paulo (PMDB) confirmou sua candidatura e disse esperar ter em seu palanque o presidente interino Michel Temer.

Porto Alegre (RS)

- O PSOL confirmou também neste domingo o nome de Luciana Genro, que lidera as pesquisas de intenção de votos. Ela terá o apoio de Mauela D'Ávila (PCdoB). O vice de sua chapa ainda não foi definido.

- O petista Raul Pont deve ser confirmado candidato ainda nesta semana.

Belo Horizonte (MG)

- O PSOL oficializou Maria da Consolação como candidata a prefeita de Belo Horizonte, e firmou aliança com o PCB.

- A capital mineira já tinha o nome do deputado Paulo Lamac confirmado na quarta-feira (20), pela Rede Sustentabilidade.

Vitória (ES)

- O PSOL confirmou também o advogado André Moreira como candidato na capital espírito-santense.

Recife (PE)

Na capital de Pernambuco, o PSOL lançou o deputado estadual Edilson Silva.

Rio Branco (AC)

- Na capital acreana, a Rede Sustentabilidade lançou o assistente social Carlos Gomes como candidato, e Marina Silva, ex-senadora por aquele estado, esteve presente no lançamento.

- Já o atual prefeito, Marcus Alexandre (PT), anunciou candidatura a reeleição em uma frente com 15 partidos.

Edição: Camila Rodrigues da Silva

Correção: A candidata Maria da Consolação, de Belo Horizonte, é do PSOL, não do PT. André Moreira é do PSOL, e não do Solidariedade

Edição: ---