MOBILIZAÇÃO

Levante Popular da Juventude lança acampamento nacional

Evento será realizado no mês de setembro, em Minas Gerais, e pretende reunir 7 mil jovens

Belo Horizonte |
Lançamento ocorreu durante o Festival Nacional de Arte e Cultura da Reforma Agrária, em Belo Horizonte
Lançamento ocorreu durante o Festival Nacional de Arte e Cultura da Reforma Agrária, em Belo Horizonte - Divulgação

Animação, mística, força e luta marcaram o lançamento do 3° Acampamento Nacional do Levante Popular da Juventude. O evento aconteceu em Belo Horizonte no último dia 24, durante o Festival Nacional de Arte e Cultura da Reforma Agrária. Jovens das cinco regiões do país estiveram presentes.
O acampamento nacional é a maior atividade organizada pelo Levante, onde os militantes se reúnem para discutir os rumos do movimento. Com o lema “Nossa rebeldia é o povo no poder!”, a atividade será realizada entre os dias 5 e 9 de setembro, no estádio do Mineirinho em Belo Horizonte, e contará com 7 mil participantes.
Para o dirigente nacional do movimento Thiago Pará, o tema escolhido resume a luta, o desejo e a meta do movimento. “Nós, a juventude da classe trabalhadora, carregamos dentro de nós um sentimento que é explosivamente rebelde, que é fruto de anos de exploração, opressão e massacre. É esse sentimento de rebeldia que nos coloca a tarefa urgente de fazermos um acerto de contas com o imperialismo que subjuga e explora os nossos povos”, afirma.
O lançamento do acampamento é fruto de um seminário preparatório que ocorreu entre os dias 21 e 24 de julho, na capital mineira. Nesse espaço, participaram cerca de 200 representantes e diversas organizações e entidades parceiras, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Movimento de Atingidos por Barragens (MAB) a Marcha Mundial das Mulheres, a Pastoral da Juventude Rural, a Coordenação Nacional de Entidades Negras e o Fora do Eixo.

História  
Em suas primeiras edições, os Acampamentos Nacionais do Levante aconteceram no Rio Grande do Sul e em São Paulo. Para Andréia Roseno, militante da Federação de Trabalhadores/as na Agricultura Familiar de Minas Gerais (FETRAF-MG), o acampamento ser no estado é um ganho para a luta dos mineiros. “Estamos colhendo frutos de anos de luta. Precisamos de justiça para a juventude, precisamos de justiça para a classe trabalhadora”, declara.

Edição: ---