México

José Serra diz que alta participação de mulheres na política do país 'é perigo'

Piada machista foi feita durante pronunciamento conjunto com chanceler mexicana

OperaMundi |
 Chanceler Serra fez piada machista durante pronunciamento conjunto com homóloga mexicana, Claudia Ruiz Massieu
Chanceler Serra fez piada machista durante pronunciamento conjunto com homóloga mexicana, Claudia Ruiz Massieu - Wilson Dias/Agência Brasil

Em visita oficial ao México, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, José Serra, fez uma piada machista durante um pronunciamento conjunto com a chanceler mexicana, Claudia Ruiz Massieu, na segunda-feira (25). Segundo a agência de notícias AFP, Serra "brincou" sobre o "perigo" para políticos homens de se ter tantas mulheres na política.

Continua após publicidade

“Devo dizer, cara ministra, que o México, para os políticos homens no Brasil, é um perigo porque descobri que aqui metade das senadoras são mulheres”, disse o chanceler, ao lado de Massieu, na Cidade do México.

José Serra foi indicado para a pasta das Relações Exteriores pelo vice-presidente no exercício da Presidência, Michel Temer, em maio, e é parte de um gabinete ministerial composto exclusivamente por homens brancos — o primeiro desde o governo Geisel (1974-1979), na ditadura militar, sem mulheres.

O atual chanceler brasileiro reiterou o convite à ministra mexicana para que venha aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, mas fez uma ressalva: “Eu quero muito que a senhora vá ao Brasil [durante as Olimpíadas], mas isso representará um perigo, porque a senhora vai chamar atenção para o assunto”, disse em referência à participação das mulheres na política no Brasil.

No Brasil, há 12 mulheres em um total de 81 cadeiras no Senado Federal (14,81%) e 52 deputadas do total de 513 cadeiras na Câmara dos Deputados no Brasil (10,13%). No México, são 47 mulheres do total de 128 congressistas no Senado, representando portanto 36,71% — algo distante da metade considerada "um perigo" por José Serra.

Contatado por Opera Mundi com pedido de posição sobre as declarações de José Serra, o Itamaraty afimou que responderia "com a brevidade possível".

Não é a primeira vez que Serra faz declarações machistas. Em dezembro de 2015, quando atuava como senador pelo Estado de São Paulo, ele disse à ex-ministra da Agricultura Kátia Abreu durante uma festa que ela tinha “fama de ser muito namoradeira”. A ex-ministra reagiu jogando uma taça de vinho no senador e declarou depois que achou o comentário “infeliz, desrespeitoso, arrogante e machista”.

O chanceler brasileiro visitou o México para reforçar as relações bilaterais, discutir a ampliação do comércio e investimento entre ambas as nações e firmar o Acordo para o Reconhecimento Mútuo da Cachaça e da Tequila como Indicações Geográficas e Produtos Distintivos do Brasil e do México. Lá, Serra também afirmou que o Brasil precisa "pedir a Deus" para que não aconteça atos terroristas no país durante os Jogos Olímpicos.

 

Edição: ---