Democracia

Livro reúne 83 autores que se declaram contra o golpe parlamentar brasileiro

Lançamento será na reitoria da UFPR. Obra conta com prefácio de Adolfo Peres Esquivel.

Curitiba (PR) |
“O ataque à democracia cometido pela oposição exige de cada cidadão uma postura clara de defesa das instituições”, afirma Cleusa Slaviero, organizadora do livro.
“O ataque à democracia cometido pela oposição exige de cada cidadão uma postura clara de defesa das instituições”, afirma Cleusa Slaviero, organizadora do livro. - Divulgação

Para debater o golpe parlamentar no Brasil, suas repercussões e impactos sobre o povo brasileiro, a editora ComPactos lança no dia 28 de julho o livro "Crônicas da resistência 2016 – Narrativas de uma democracia ameaçada”, no Teatro da Reitora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba (PR), com a presença de movimentos populares, a exemplo do movimento Cultura Resiste.

A obra reúne artigos e crônicas de 83 intelectuais, jornalistas, professores, economistas, entre outros, de diferentes regiões do Brasil e do exterior, declaradamente contrários à ruptura institucional representada pelo afastamento da presidenta Dilma Rousseff.

A organizadora do livro, a editora Cleusa Slaviero, defende que a obra pode contribuir no debate sobre os rumos da democracia brasileira, servindo de contraponto à mídia empresarial. “O ataque à democracia cometido pela oposição exige de cada cidadão uma postura clara de defesa das instituições”, afirma.

O livro é prefaciado pelo prêmio Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel, que esteve em Curitiba no dia 29 de abril, para os atos em memória de um ano do “Massacre do Centro Cívico”. À época, o ativista já incluía a situação brasileira dentro da ofensiva neoliberal em curso na América Latina.

O lançamento terá o formato de um “ato de resistência”, de acordo com a organização. A abertura do evento será com o espetáculo “Os Semeadores de Sonhos”, dos artistas João Bello e Susi Monte Serrat. A dupla também conta uma crônica publicada no livro. Na avaliação de Bello, o trabalho um ato de resistência contra o golpe:        

"O livro reúne autores de todo o país, indignados com o golpe que nossa pátria está sentindo. Nos rebelamos e não aceitamos o governo ilegítimo”, declara.    

Serviço:

Livro Crônicas da resistência 2016 – Narrativas de uma democracia ameaçada

Editora ComPactos 230 pg   R$ 30,00                                                                                    

Local: Teatro da Reitora UFPR 

Horário: 18h

Dia: 28 de julho

Endereço: Rua XV de Novembro, 1299 – Centro – Curitiba (PR)                          

Contato:[email protected] 

Edição: ---