Lutas

Acampamento Popular da Juventude promove a solidariedade entre movimentos

Cerca de 100 jovens ligados a movimentos participaram do ato e debateram temas como reforma agrária, gênero e racismo

Brasil de Fato |
Cerca de 100 jovens ligados ao MST, Movimento Camponês Popular (MCP), Levante Popular da Juventude (LPJ), Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST); Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) e Pastoral da Juventude Rural (PJR) acamparam durante os três dias
Cerca de 100 jovens ligados ao MST, Movimento Camponês Popular (MCP), Levante Popular da Juventude (LPJ), Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST); Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) e Pastoral da Juventude Rural (PJR) acamparam durante os três dias - Maísa Lima/CUT-GO

Júlio César Silva está no movimento popular há dez meses, quando começou a atuar no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Para ele, a política foi algo que mudou a sua forma de ver o mundo. ”Eu era um jovem alienado, não me preocupava com política. Minha vida mudou”, afirmou durante o 1º Acampamento Popular da Juventude, que aconteceu em Corumbá (GO), entre os dias 22 e 24, em um centro de formação do MST.

Além de Júlio, cerca de outros 100 jovens ligados ao MST, Movimento Camponês Popular (MCP), Levante Popular da Juventude (LPJ), Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST); Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) e Pastoral da Juventude Rural (PJR) acamparam durante os três dias e debateram a atualidade política brasileira, questões de raça e gênero.

Os debates em destaque abordaram temas como reforma agrária popular, agitação e propaganda no processo de transformação social, elementos para análise de conjuntura; gênero, e racismo.

Organização

Para Beth Cerqueira, da coordenação do MST de Goiás, a atividade foi de resistência e orientação política para a juventude do campo e da cidade para abrirem “os olhos para o golpe em curso e pensar nas táticas que vamos usar contra ele”. Ao final do acampamento, os jovens realizaram uma marcha em Corumbá.

*Com informações da CUT-GO.

Edição: ---