Norte

Movimentos promovem 5ª Festa Camponesa em Rondônia

Organizado pela Via Campesina, evento tem como tema a “Soberania Alimentar e Direito dos Camponeses”

São Paulo |
Cerca de 300 camponeses de todo o estado estão reunidos no local
Cerca de 300 camponeses de todo o estado estão reunidos no local - Brigada Audiovisual LUTERAD

As organizações que compõe a Via Campesina - articulação de movimentos do campo - promovem a 5ª Festa Camponesa na cidade de Ouro Preto do Oeste, em Rondônia, entre os dias 29 e 31 de julho. Este ano, o evento tem como tema “Soberania Alimentar e Direito dos Camponeses”.

Participam da organização da Festa o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Segundo as entidades, cerca de 300 camponeses de todo o estado estão reunidos no local. A expectativa é que o público geral ultrapasse 1.500 pessoas.

Nos três dias de encontro, diversas atividades estão programadas. Nesta sexta-feira (29), os camponeses participaram de um seminário sobre grandes projetos econômicos na Amazônia. Segundo Kevin Nobre da Silva, do MAB, o objetivo do debate foi pensar “como a gente pode construir uma agenda de enfrentamento a esses projetos”.

“Discutimos a linha da Via Campesina, uma proposta alternativa para o desenvolvimento da região”, complementa Leila Denise Meurer, do MPA.

Produção

No segundo dia de atividades, sábado (30), ocorrerá uma feira onde os camponeses poderão expor, trocar e vender sua produção. De acordo com Silva, o espaço apresentará grande diversidade de produtos, tanto alimentos quanto artesanato, mostrando “a produção agroecológica de camponeses de todo o estado”.

“Em paralelo à Feira vão ocorrer oficinas. Alguns dos temas serão saúde popular, criação orgânica de peixes e teatro. Um espaço para as crianças também está garantido”, diz a militante do MPA.

Nos dois primeiros dias, show de forró, com grupos locais e músicos ligados às entidades que organizam a Festa, ocorrem durante a noite. No domingo (31), o evento será encerrado com um café da manhã e uma roda de viola.

“A ideia é mostrar a diversidade de alimentos que a gente consegue direto do campo, através da produção camponesa”, explica Leila.

Edição: ---