Verdade?

Site ironiza boatos sobre Lula e sua família

Histórias como a de que filho do ex-presidente seria dono da Friboi são explicadas em página

São Paulo (SP) |
Lista também aborda suposta aposentadoria por invalidez, além de análises sobre governo do petista
Lista também aborda suposta aposentadoria por invalidez, além de análises sobre governo do petista - Reprodução

O novo site do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem uma seção dedicada a desmentir boatos e mitos relacionados à sua figura. Principalmente através de redes sociais, histórias sobre o petista e sua família tem circulado nos últimos anos, como a que afirma que Fabio Luís Lula da Silva, filho do político, seria dono da Friboi.

Continua após publicidade

Na página, cada mito é explicado pela assessoria de Lula, que aponta fontes para confirmação dos leitores e das leitoras. O boato em relação à Friboi – ironizado pelo site: “o filho do Lula é dono da Friboi, de um avião, da Torre Eiffel e da Casa Branca” - foi desconfirmado pelo próprio dono da empresa, Joesley Batista.

Outra história listada na página é uma capa falsa da revista Forbes que aponta Lula como um dos homens mais ricos do mundo. A própria publicação teve de desmentir a montagem, já que o petista nunca foi bilionário.

Boato que sempre foi divulgado na trajetória política de Lula seria um suposto recebimento de aposentadoria por invalidez. “Em 1964, aos 18 anos, o ex-presidente sofreu um acidente na Metalúrgica Independência, em São Paulo, onde trabalhava. Lula recebeu uma indenização à época e continuou trabalhando durante vários anos”, afirma o site.

Versões

O site, ainda em construção, tem outras seções destinada a apresentar a versão do petista sobre fatos a seu respeito. Parte do portal é destinado a apresentar o patrimônio de Lula, bem como esclarecer suas atividades como palestrante, além de trazer documentos que apontam para o fato de que jamais teve um apartamento no Guarujá.

Edição: Simne Freire

Edição: ---