Documentário

"Gabo e Fidel - Uma amizade cativante" celebra amizade entre ícones

Dirigido pelo colombiano Lisandro Duque, estréia aconteceu na última quarta-feira, em La Paz/Bolívia

La Paz |
Fidel Castro e Gabriel García Márquez em passeio em Havana
Fidel Castro e Gabriel García Márquez em passeio em Havana - Divulgação

Entre as atividades de comemoração do aniversário de 90 anos de Fidel Castro, celebrado hoje (13), está o lançamento do documentário Gabo e Fidel, uma amizade cativante (em tradução livre). Dirigido pelo colombiano Lisandro Duque, o filme estreou na noite desta quinta-feira (11) em La Paz, na Bolívia. 

O filme mostra, com detalhes e bom humor, a amizade especial e fraterna entre o líder da revolução cubana, Fidel Castro, e o prêmio Nobel de Literatura, Gabriel García Márquez. Além de relatar a relação dos dois, o vídeo apresenta fotos e vídeos pessoas, obtidas no Conselho de Estado de Cuba, muitas inéditas ao público. 

Um dos organizadores do lançamento em La Paz, Jorge Barrón Díaz, garantiu que a Bolívia é um dos primeiros países a apresentar a obra e destacou que o evento recebeu apoio da Fundação do Novo Cinema Latino-Americano (FNCL) e da Escola Internacional de Cine e TV de Santo Antonio de los Baños (EICTV). 

Centenas de pessoas participaram da sessão de estreia, entre elas, funcionários do governo da Bolívia, cineastas, membros de organizações sociais, militantes de movimentos políticos e médicos cubanos em missão no país andino.

Edição: ---