Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Direitos Direitos Humanos

#ForaTemer

Frente Povo sem Medo realiza ato em frente ao Itaquerão, em São Paulo

Manifestantes protestaram contra o governo interino durante semifinal olímpica de futebol

17.ago.2016 às 21h11
São Paulo (SP)
Júlia Dolce
Ato "Fora Temer SP, #OcupaOlimpiada" em frente ao Itaquerão

Ato "Fora Temer SP, #OcupaOlimpiada" em frente ao Itaquerão - Ato "Fora Temer SP, #OcupaOlimpiada" em frente ao Itaquerão

Manifestantes da Frente Nacional Povo sem Medo e do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) realizaram na tarde desta quarta-feira (17) o ato “Fora Temer SP #OcupaOlimpíada”, nos arredores da Arena Corinthians (Itaquerão), enquanto ocorria o jogo da Alemanha contra a Nigéria na semifinal olímpica de futebol masculino no estádio.

Segundo lideranças dos movimentos, o ato contou com a presença de cerca de 2 mil manifestantes, que levantaram cartazes e cantaram palavras de ordem contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff e contra os anúncios de cortes nas políticas habitacionais pelo governo interino.

O ato também se posicionou contrário ao legado antipopular dos Jogos Olímpicos, como as remoções forçadas de moradores de comunidades para a construção do Parque Olímpico.

O objetivo dos manifestantes era chegar o mais próximo possível do Itaquerão, para chamar atenção internacional para a causa. Após negociação com a Polícia Militar (PM), que cercou e proibiu a aproximação pela entrada do estádio, a concentração seguiu para a avenida José Pinheiros Borges, com vista direta para a arena lotada de torcedores, criando a contraposição desejada.

Durante o trajeto do ato, que cruzou a estação de metrô Artur Alvim, diversos torcedores a caminho do estádio agrediram verbalmente os manifestantes, xingando-os de ‘vagabundos’, enquanto eram escoltados pelo cordão formado pela PM.

Truculência

Segundo Luciana Helti, militante do MTST, a PM, que desde o início cercava os manifestantes com grande quantidade de policiais, revistou muitos deles com truculência na concentração, apesar de o ato ter seguido sem conflitos.

“A gente quer chegar o mais perto possível do estádio, mas a polícia chegou muito forte oprimindo, revistando, coagindo. Os funcionários do metrô estavam orientando o endereço errado da atividade, mas a gente vai continuar lutando para denunciar o golpismo. Nada contra as Olimpíadas e o esporte, mas a gente não pode deixar de falar o que está acontecendo no país, e isso não está sendo coberto pela mídia. Estamos aqui principalmente para pedir apoio mundial para salvar a nossa democracia”, continuou.

Para ela, o ato foi importante para potencializar a palavra de ordem “Fora, Temer” diante do julgamento final do afastamento de Dilma.

“A gente entente que o governo está se aproveitando das Olimpíadas para fazer com que o povo se alegre e se esqueça do golpe. Estamos aproveitando que hoje os olhos do mundo estão sobre a Arena Corinthians e vamos potencializar e denunciar tanto as contas que vêm com as Olimpíadas, a remoção de pessoas de suas casas para a construção das vilas olímpicas, quanto o governo golpista”, afirmou.

Pautas

A coordenadora do MTST Maria das Dores Cerqueira, que cantou, em cima do carro de som, paródias de músicas brasileiras com letras sobre a luta do movimento, disse que o ato mostrou a indignação da classe trabalhadora brasileira com o golpe. “Os Jogos Olímpicos trazem um legado muito negativo para nosso país”, afirmou.

Maria das Dores também destacou a necessidade de novas eleições presidenciais. “O presidente interino não nos representa. O povo deve decidir [quem será o presidente] em novas eleições”.

Já a arquiteta e ativista Jacqueline Diane dos Santos, que compareceu ao ato com amigos e seu bebê em um carrinho, acredita ser muito importante envolver a sociedade neste movimento.

“O ato é para colocar em prática nossos direitos de moradia. A Constituição diz que temos direito à saúde, à educação e à moradia. Então, estamos aqui para fazer valer nossos direitos. A princípio, estávamos com medo da repressão da polícia, mas decidimos um trajeto e estamos aqui lutando tranquilamente, sem confrontos”, ponderou.

O ato se encerrou por volta das 17h em frente à estação Artur Alvim do metrô.

Edição: Camila Rodrigues da Silva

Editado por: Redação
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Tarifaço

Em pronunciamento, Lula chama apoiadores de chantagem de Trump com tarifas ‘de traidores da pátria’

novos ataques

Trump volta a atacar Justiça brasileira e relaciona tarifaço a Bolsonaro em carta ao ex-presidente

Vitória

Após 60 dias, militantes baianos do MAB deixam prisão no Rio de Janeiro

MEIO AMBIENTE

Sete ausentes e onze favoráveis ao PL da Devastação: veja como votaram os deputados federais de Pernambuco

Retrocesso ambiental

PL da Devastação: MST denuncia ‘crime ambiental articulado’ e pressiona por veto de Lula

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.