Mobilizações

7 de setembro será dia de protestos em Curitiba

‘Fora Temer’ e Grito dos Excluídos convocam população a ocupar as ruas e praças públicas nesta quarta-feira

Curitiba (PR) |
“É hora de unificar e resistir, ocupar ruas e praças públicas”, convoca o estudante de Direito e integrante do CWB contra Temer, Thiago Régis
“É hora de unificar e resistir, ocupar ruas e praças públicas”, convoca o estudante de Direito e integrante do CWB contra Temer, Thiago Régis - Gabriel Dietrich

Parece que neste ano o descanso do feriado do 7 de setembro, data em que se celebra a “Independência” do Brasil, ficará em segundo plano em Curitiba. Além do tradicional Grito dos Excluídos, que chega a sua 22ª edição, mais um ato ‘Fora Temer’ promete tomar as ruas da capital paranaense. O ato é convocado pela articulação CWB Contra Temer, que já organizou cerca de dez manifestações de resistência ao golpe, três delas após a derrubada da presidenta Dilma Rousseff, por decisão do Senado, no dia 31 de agosto. 

De acordo com o estudante de Direito e integrante do CWB contra Temer, Thiago Régis, a resistência ao golpe puxada pela organização será, primeiramente, nas ruas. “Mas queremos ir além, promovendo assembleias, trabalho de base e criando núcleos nas faculdade para fomentar o debate”, afirma. Para o militante, é essencial a presença de outros movimentos nos atos. “É hora de unificar e resistir, ocupar ruas e praças públicas”. 

Os atos ‘Fora Temer’ de terça (6) e quarta-feira (7) estão previstos para às 18h, na Praça 19 de Dezembro, no centro de Curitiba. A mobilização do dia 6 também é organizada pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. 

Ações diretas

Em relação às ações diretas promovidas por alguns participantes dos protestos e que têm gerado polêmicas na grande mídia e entre os próprios manifestantes, Thiago explica: “Não é algo que a organização apoie, mas não cabe a nós coibir. Prezamos por uma passeata passiva, sem depredações, mas temos que fazer escrachos de alguma forma, seja com jograis ou pinturas em frente a pontos importantes, dentro da legalidade”. 

Rafael Alves, também integrante do CWB contra Temer, complementa que, apesar de não incentivarem as ações diretas, é preciso ter respeito com as ideologias. “Tem que ser pensado que o golpe, o vandalismo e a falta de moral e ética é do governo com a gente e não da gente contra o governo”, opina. 

As manifestações ‘Fora Temer’ tem sido convocadas pelas redes sociais e contam com a presença de milhares jovens, em sua maioria. Apesar disso, outros movimentos garantem que irão se somar ao protesto, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que ocupa a sede do Incra contra o golpe e por reforma agrária desde a manhã desta segunda-feira (5). 

Grito dos Excluídos

Centenas de cidades em pelo menos 24 estados pelo Brasil organizam o Grito dos Excluídos, um processo político que tem como compromisso estar a favor de pessoas historicamente oprimidas e excluídas da sociedade brasileira, refletindo o tipo de independência que existe no país.

Com o lema “Este sistema é insuportável: exclui, degrada e mata” e o tema “Vida em primeiro lugar”, milhares de pessoas saem às ruas para denunciar violações de direitos. Em Curitiba, a mobilização será realizada na Paróquia São Benedito, no Capão da Imbuia, a partir das 8h30.  

Após a concentração, haverá uma caminhada até a Associação Solidários pela Vida – Sovida, instituição que trabalha com pessoas com o vírus HIV. Durante paradas ao longo do trajeto, diferentes mazelas que afetam a sociedade serão denunciadas, como as relacionadas à saúde e segurança, entre outros assuntos. Ao longo da semana, rodas de conversa com diferentes temáticas serão realizadas em diferentes bairros da cidade.

*Colaborou Franciele Petry Schramm

Edição: ---