Minas Gerais

Opinião

Artigo: Só a luta te garante

Bancários sofrem descaso dos bancos

Belo Horizonte |
Eliana: No que diz respeito às conquistas trabalhistas, Temer já anunciou ataque à carteira de trabalho e aos direitos dela decorrentes
Eliana: No que diz respeito às conquistas trabalhistas, Temer já anunciou ataque à carteira de trabalho e aos direitos dela decorrentes - Arquivo pessoal

Mais uma vez, o descaso dos bancos em relação às reivindicações dos trabalhadores bancários, durante as negociações, levou a categoria a deflagrar greve, em todo o Brasil, por tempo indeterminado, a partir do dia 6 de setembro.
A proposta apresentada pelos bancos aos trabalhadores no dia 29 de agosto, além de não garantir aumento real, com reajuste abaixo da inflação, não garante empregos, não avança na saúde, nem nas demandas de segurança e de igualdade de oportunidades. A proposta rebaixada é um desrespeito aos bancários, já que os bancos seguem obtendo lucros bilionários.
Com a concretização do golpe contra a presidenta Dilma Rousseff, eleita com mais de 54 milhões de votos, o momento político que vivemos é grave. Com os nossos direitos duramente conquistados agora ameaçados, temos que nos organizar para a luta com muita união e determinação. Precisamos fortalecer ainda mais nossa atuação em defesa dos bancos públicos, como a Caixa e o Banco do Brasil, que também estão sob ameaça do governo golpista de Michel Temer. Estes bancos são fundamentais para o desenvolvimento social do país.
No que diz respeito às conquistas trabalhistas, Temer já anunciou ataque à carteira de trabalho e aos direitos dela decorrentes, como 13º, férias remuneradas, horas extras, descanso semanal e outros. O negociado sobre o legislado vai abandonar os trabalhadores à própria sorte, colocando-os para negociar direitos diretamente com os empresários. A mobilização é nosso principal instrumento para pressionar os bancos e o governo. Vamos à luta em defesa de nossos direitos. Contamos com o apoio de todas e todos. Só a luta te garante!
*Eliana Brasil é presidenta do Sindicato dos Bancários de BH e Região.
 

 

 

Edição: ---