Justiça

Cármen Lúcia toma posse no STF nesta segunda (12)

Há 10 anos na Corte, ministra diz que dará prioridade, durante sua gestão, às pautas trabalhistas e sociais

São Paulo (SP) |
Cármen Lúcia será segunda presidente mulher do STF - antes dela, em 2006, a ministra Ellen Gracie já havia ocupado o posto
Cármen Lúcia será segunda presidente mulher do STF - antes dela, em 2006, a ministra Ellen Gracie já havia ocupado o posto - Fernando Frazão/ Agência Brasil

A mais alta Corte do país ganhará nesta segunda-feira (12), sua segunda presidenta mulher. A ministra Cármen Lúcia tomará posse do Supremo Tribunal Federal (STF) em mandato de dois anos, substituindo Ricardo Lewandowski. Antes dela, em 2006, a ministra Ellen Gracie já havia ocupado o posto. Cármen terá como vice Dias Tóffoli e chefiará, paralelamente, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Cármen Lúcia está há 10 anos no STF. Segundo ela, a prioridade, durante sua gestão, será às pautas trabalhistas e sociais, principalmente aquelas direcionadas às mulheres. Na sua primeira semana à frente da Corte, a ministra pautou nove ações ligadas ao trabalho para entrarem em julgamento na quarta-feira e outras sete relacionadas à saúde, educação e família para quinta-feira. 

Nascida em Minas Gerais, em 1954, na cidade de Montes Claros, Cármen é formada em direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) e foi a primeira mulher a presidir o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2012.

Cerimônia de Posse

Cerca de 2 mil pessoas participarão da cerimônia de posse da ministra, que acontece a partir das 15h, em Brasília (DF). Comparecerão membros dos Três Poderes, além de advogados e familiares. O hino nacional será cantado por Caetano Veloso e, por escolha de Cármen Lúcia, o discurso de boas vindas será feito pelo ministro Celso de Mello. 

A ministra optou por uma festa de posse mais discreta. Geralmente, associações de magistrados costumam pagar por celebrações para em salões de Brasília. 

Edição: Simone Freire

Edição: ---