Piada

Apresentação de slides do MPF é ironizada na internet

Imagem foi utilizada em coletiva de imprensa sobre denúncia contra Lula

São Paulo (SP) |
Memes abordaram questões políticas e do cotidiano
Memes abordaram questões políticas e do cotidiano - Reprodução

A apresentação de slides do procurador da República Deltan Dallagnol, um dos integrantes da força-tarefa da operação Lava Jato, durante sua coletiva de imprensa, foi alvo de piadas na internet. Sua entrevista, ocorrida na tarde de quarta-feira (14), em Curitiba (PR), tentou explicar as razões pelas quais o Ministério Público Federal (MPF) ofereceu denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O procurador apontou que a denúncia se baseia fundamentalmente no caso do sítio em Atibaia, interior de São Paulo, e do triplex no Guarujá, litoral paulista, mesmo reconhecendo que não havia provas cabais de que o ex-presidente era dono do último. O membro do MPF ainda fez considerações sobre o presidencialismo de coalizão e apontou Lula como “comandante máximo” e “maior beneficiário” de um esquema de corrupção na Petrobras pelo fato de ter sido presidente do país.

A fala de Dallagnol, entretanto, gerou reações negativas. No mesmo dia, Reinaldo Azevedo - opositor ferrenho dos governos petistas - criticou o procurador tanto em seu blog no site da revista Veja como em sua participação na Rádio Jovem Pan.

Em editorial, a Folha de S.Paulo apontou que entre ser chefe político e chefe criminoso há uma distância que deve ser provada com evidências, não com retórica. O jornal ainda questiona como o “maior beneficiário” de um suposto mecanismo de desvio de dinheiro público teria angariado valores substancialmente menores do que figuras políticas de segundo escalão.

Memes

Um dos slides utilizados pelo procurador motivou uma enxurrada de piadas na internet, tanto pela baixa qualidade gráfica como pela atribuição de diversos atos a Lula cuja relação com a Petrobras não era evidente. Até mesmo o perfil de Facebook de Lula ironizou a apresentação. Além disso, uma plataforma online foi desenvolvida para que os internautas possam montar seu próprio slide.

Veja alguns exemplos abaixo.

 

Edição: Simone Freire

Edição: ---