Minas Gerais

Artigo

Opinião | Professor Jaider: vítima de arbitrariedade

É intolerável que uma corja de políticos elitistas se alie a corruptos incutidos

Governador Valadares |
Terezinha: As lideranças populares de Minas receberam com indignação e perplexidade a notícia da prisão de Jaider Batista
Terezinha: As lideranças populares de Minas receberam com indignação e perplexidade a notícia da prisão de Jaider Batista - BdF

As lideranças populares de Minas receberam com indignação e perplexidade a notícia da prisão de Jaider Batista, durante a chamada “Operação Mar de Lama”. A investigação conduzida pela Polícia Federal tem objetivo de esclarecer esquemas de corrupção por parte de agentes públicos e grandes empresários, em Governador Valadares.
O professor Jaider é o atual secretário de Educação do município e foi envolvido nas investigações, iniciadas em 2015. Desde então, prestou-se a esclarecer fatos e fornecer documentos, no esforço de comprovar sua inocência.
A despeito da prontidão de Jaider, no último dia 10 de agosto de 2016, o professor foi encarcerado e mantido incomunicável, mediante mandado de prisão preventiva. Esse pedido já havia sido negado duas vezes por falta de fundamentos, já que se baseia na delação premiada de um réu confesso. A situação em que foi indiciado deixa claro que o réu, em sua posição de delator, usa de má fé para galgar benefícios jurídicos e amenizar sua pena.
O professor Jaider é um humanista. Foi responsável pela implantação de escolas voltadas para educação infantil e escolas de tempo integral, no campo e na cidade, além da regularização da oferta de merenda escolar.
É intolerável que uma corja de políticos elitistas se alie a corruptos incutidos nas instituições do Estado para subverter investigações conduzidas. Os movimentos populares não irão tolerar que as instituições do Estado brasileiro sigam reféns de alguns setores, que lucram sobre a exploração e a miséria do povo trabalhador.
*Terezinha Sabino de Souza integra a direção estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). 

 

Edição: ---