Reconhecimento

Defesa civil da Síria leva o "Prêmio Nobel alternativo"

"Capacetes Brancos" estão entre os premiados pelo Right Livelihood Award

São Paulo (SP) |
Os quatro ganhadores desta edição do prêmio Right Livelihood Award
Os quatro ganhadores desta edição do prêmio Right Livelihood Award - Reprodução

Na última quinta-feira (23), foram anunciados os nomes dos ganhadores deste ano do prêmio Right Livelihood Award, mundialmente conhecido como o “Prêmio Nobel Alternativo”, que aconteceu em Estocolmo, capital da Suécia. Entre eles, estavam os "Capacetes Brancos", como são chamados os membros da defesa civil da guerra na Síria.

O grupo, que tem quase 3 mil voluntários, foi premiado “por sua excepcional valentia, sensibilidade e compromisso humanitário para resgatar os civis da destruição causada pela guerra civil na Síria".

Seus membros afirmam ter salvado mais de 60 mil vidas no conflito sírio, sendo internacionalmente reconhecido pelos  esforços e inclusive nomeado para o Prêmio Nobel da Paz “real” deste ano, que será anunciado em outubro.

Outros ganhadores

O Right Livelihood Award também reconheceu a feminista egípcia Mozn Hassan e a organização Nazra para Estudos Feministas, da qual faz parte, a ativista russa Svetlana Gannuschkina e o jornal independente turco Cumhuriyet. 

Hassan e a organização Nazra para Estudos Feministas receberam a condecoração por “afirmar a igualdade e direitos das mulheres em circunstâncias em que são vítimas de violência contínua, abuso e discriminação”. Já a russa Svetlana Gannushkina, vinculada à ONG Comitê de Assistência Cívica e Memorial, foi anunciada por “suas décadas de compromisso com os direitos humanos e com a justiça para os refugiados e migrantes forçados, e por promover a tolerância entre os diferentes grupos”.  

O jornal Cumhuriyet, o mais antigo da Turquia, foi premiado por exercer o jornalismo investigativo “sem medo” e se comprometer com a liberdade de expressão, “contra ameaças de opressão, censura, prisão e ameaças de morte”.

Os vencedores da edição deste ano do prêmio receberam um apoio total de 3 milhões de coroas suecas, o equivalente a R$ 1,1 milhão.

Segundo Ole Von Uexkull, diretor executivo da organização, as escolhas contemplaram alguns dos problemas globais mais urgentes dos últimos tempos, “como as guerras, a liberdade de expressão, os direitos das mulheres e a situação dos imigrantes”.

“Com o prêmio de 2016, nós não somente celebramos a coragem, a compaixão e o compromisso, mas também comemoramos o sucesso de seu trabalho, contra todas as probabilidades, bem como a diferença real que estão fazendo no mundo hoje”, completou Uexkull durante a premiação.

O prêmio

Os anúncios foram feitos no Swedish Foreign Office International Media Centre, centro midiático que oferece visitas para jornalistas e correspondentes internacionais, e a decisão foi tomada por um júri internacional que escolheu os quatro premiados entre 125 nominações de 50 países diferentes. 

O Right Livelihood Award foi criado nos anos 1980 com o objetivo de apoiar pessoas e organizações que oferecem soluções visionárias para as raízes dos problemas globais. Já são 166 premiados, de 68 países.

Edição: Camila Rodrigues da Silva

Edição: ---