Violência policial

Na Argentina, policiais torturam jovens de um meio de comunicação popular das favelas

Os garotos são do La Garganta Poderosa, revista mensal de cultura das periferias de Buenos Aires, nascida em 2010

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
A revista tem o nome da moto com que Che Guevara e Alberto Granado realizaram sua famosa viagem pela América Latina
A revista tem o nome da moto com que Che Guevara e Alberto Granado realizaram sua famosa viagem pela América Latina - Reprodução

Na noite deste sábado(24), Ezequiel, de 15 anos, e seu amigo Ivan, ambos colaboradores da revista La Garganta Poderosa, foram detidos, torturados e ameaçados com armas. Eles são moradores da Villa 21, favela na cidade de Buenos Aires, na Argentina.

O comunicado lançado pela direção da revista, detalha o violento episódio ao que foram submetidos os jovens, e indica a Policia Federal como a responsável destas atrocidades.

Segundo a nota, após serem soltos pela policia, o meninos correram a suas casas e, depois, foram à redação da revista para relatar o acontecido.

Na terça (27), apresentaram-se na Procuradoria de Pompeya para realizar a denúncia. Lá, encontraram um dos responsáveis pela tortura, o prefeito Leando Antúnez, que foi detido e deu ordem de remoção dos agentes policiais que estavam juntos na viatura na noite do sábado.

Segundo os membros da revista, as famílias e as próprias vítimas estão com medo de represálias.

O que é o La Garganta Poderosa

La Garganta Poderosa é uma revista mensal de cultura popular da Argentina. O seu conteúdo é produzido integramente por jovens de diversas favelas da região metropolitanas de Buenos Aires.

Foi lançada em 2010 pela organização social La Poderosa, que faz referência ao nome da moto com que Che Guevara e Alberto Granado realizaram sua famosa viagem pela América Latina.

Edição: Camila Rodrigues da Silva

Edição: ---