Eleições 2016

Apesar do golpe, PMDB vence no Brasil e no Paraná

PSDB fica em segundo lugar no estado, mas encolhe em n° de prefeituras

Curitiba (PR) |
No Paraná, PMDB conquistou 77 prefeituras das 399 possíveis
No Paraná, PMDB conquistou 77 prefeituras das 399 possíveis - Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

O partido do presidente não eleito Michel Temer é o grande vitorioso das eleições municipais no primeiro turno. O PMDB elegeu 1028 prefeitos, 13 a mais do que em 2012. O estado que conquistou mais prefeituras foi Minas Gerais. Além do Brasil, a agremiação também é a mais vitoriosa no Paraná, conquistando 77 prefeituras das 399 possíveis. Em quatro anos, o PMDB conseguiu mais 20 prefeituras.

O PSDB é o segundo partido com prefeituras no estado. Contudo, perdeu municípios nos últimos quatro anos. São 66 cidades que serão administradas por tucanos contra 75 conquistadas em 2012. O partido mostrou força em São Paulo, com 164 prefeituras, sendo quatro a menos do que em 2012.

O Paraná também depositou seu voto no fundamentalista PSC. O partido evangélico que era comandado por Ratinho Júnior, secretário de desenvolvimento. Saltou de 12 para 41 uma prefeituras no estado. Isso é quase a metade das prefeituras desse partido no Brasil, que fecham com 87 municípios no primeiro turno.

Outro fenômeno de votos no Brasil é o PP, do ministro da saúde Ricardo Barros. O partido com o maior número de investigados na Lava Jato, 32 parlamentares, conquistou 496 municípios no Brasil. No Paraná, o partido é dono de 24 cidades. 

Já o maior derrotado das eleições municipais é o Partido dos Trabalhadores. Em 2012, o PT tinha ficado apenas atrás do PMDB no número de cidades comandadas. Agora, em 2016, despencou dos 630 municípios para 256. No Paraná, a queda foi de 40 para apenas 10. O partido também não emplacou segundo turno em Curitiba, Ponta Grossa e Maringá.

Já o PMN de Rafael Greca manteve sua proporção de partido pequeno. Conquistou apenas 28 prefeituras em todo o Brasil. No Paraná, conseguiu mandar em três cidades em 2012. Em 2016, ficou com duas cidades e com a possibilidade de governar a capital, empatando nos números.

Realidade diferente do PSD de Ney Leprevost. Embora o partido tenha conquistado 29 municípios no Paraná, no Brasil conseguiu ser o terceiro partido com mais administrações executivas: 539.

Edição: ---