Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Opinião

UNIDADE

Derrotas se superam, mas é preciso compreendê-las coletivamente

É preciso construir uma análise comum do momento e identificar as soluções conjuntas

04.out.2016 às 18h37
Atualizado em 01.fev.2020 às 18h37
São Paulo (SP)
Ricardo Gebrim
Gebrim: "Toda uma geração de lutadores populares enfrenta agora uma conjuntura de derrota e ofensiva reacionária"

Gebrim: "Toda uma geração de lutadores populares enfrenta agora uma conjuntura de derrota e ofensiva reacionária" - Gebrim: "Toda uma geração de lutadores populares enfrenta agora uma conjuntura de derrota e ofensiva reacionária"

Ainda embalados pelos impactos da derrota eleitoral nas eleições municipais, as forças de esquerda vão se dando conta da dimensão do cerco político que vai se fechando. Vai ficando claro que a direita, para implementar a nova ofensiva neoliberal, precisa destruir ao máximo a capacidade de organização popular acumulada nas últimas décadas.

Toda uma geração de lutadores populares enfrenta agora uma conjuntura de derrota e ofensiva reacionária.

Ante esta ofensiva é preciso saber recuar organizadamente para recompor nossas forças. Não se trata de recuar das lutas, nem das denúncias e propostas, mas saber reagrupar nossas forças, somando esforços e impedindo a dispersão. Aliás, a arte do recuo político reside exatamente na capacidade de manter lutas enquanto nos reorganizamos.

Nosso esforço conjunto deve buscar construir uma análise comum do momento que enfrentamos e identificar as soluções conjuntas que precisam ser apontadas para a sociedade. Isso é fundamental para uma militância abalada por derrotas, mas que não pode ser paralisada pelo desânimo. E decisivo, na medida em que as privatizações e precarização de direitos propostas pelos golpistas não configuram nenhuma perspectiva de futuro, e são incapazes de atrair qualquer parcela popular ao seu projeto.

Construir a unidade

Nesta construção unitária não podemos nos limitar apenas às direções e representações dos partidos e organizações sociais que já possuem legítimos e preciosos acúmulos e formulações. O caminho conta mais que o resultado final. A Frente Brasil Popular deve ser capaz de envolver todos os militantes e ativistas que se disponham a esta construção, não somente abrindo espaço para escutá-los, mas para que interfiram e decidam os rumos a serem tomados.

São muitos os debates que precisam ser enfrentados coletivamente num espaço unitário da Frente. Cresce a compreensão, cada vez mais generalizada, de quanto nos custou abandonar ou secundarizar o trabalho de base. Vai ficando nítido que concentrar as energias na luta eleitoral, sem apostar na formação e no trabalho organizativo, nos deixou com "pés de barro" mesmo quando obtivemos as vitórias mais importantes.

Não podemos enfrentar uma ofensiva dessa dimensão enquanto várias organizações cindidas por inúmeras facções se digladiam por pequenas ambições, incapazes de aperceber dos movimentos do inimigo.

A Frente Brasil Popular não pode permitir que esse debate se dê de maneira caótica, com cada organização isoladamente fazendo o seu balanço, deixando órfãos milhares de lutadores que amargam solitariamente sua desilusão. Enfrentando juntos esse balanço, as autocríticas necessárias, fortaleceremos a confiança entre nós, construindo uma ferramenta política unitária que cultive os valores revolucionários, soldando nossa confiança e respeitando nossas diferenças. Este é o desafio para enfrentar um cerco político que claramente pretende nos destruir. Este é o salto de qualidade que a história nos exige.  

* Ricardo Gebrim é da direção nacional da Consulta Popular, organização que integra a Frente Brasil Popular

Editado por: Redação
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

GUERRA

Se Irã continuar atacando, ‘Teerã vai queimar’, diz ministro da Defesa de Israel

ORIENTE MÉDIO

‘Declaração de guerra’: Irã contabiliza 78 mortos após ataque de Israel e responde com mísseis

Acidente aéreo

Sobe para 279 número de mortos em acidente de avião na Índia, o segundo mais mortal da história

Justiça

Trama golpista: Moraes manda soltar Gilson Machado, ex-ministro de Bolsonaro

DIA DO DOADOR

Doação de sangue: qual é a demanda dos hospitais, quem pode doar e o que vale hoje para LGBT+

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.