Temer

Presidente brasileiro é recebido com “Mr. Fora Temer” no Paraguai

Militantes de partidos de esquerda e movimentos sociais entoaram marchinha contra peemedebista

Portal Vermelho |
Manifestantes cantaram marchinha para protestar contra Temer no Paraguai
Manifestantes cantaram marchinha para protestar contra Temer no Paraguai - RTV Paraguai/ Reprodução

A manifestação em frente a embaixada do Brasil no Paraguai reuniu dezenas de militantes de partidos de esquerda e movimentos sociais, entre eles a Frente Guasu, coalizão do ex-presidente Fernando Lugo. 

Com os versos “Mr. Fora Temer, volta pro Brasil, fora daqui! Fora daqui!/ Você é um golpista, corrupto e fascista do imperialismo”, os manifestantes ironizaram a presença do golpista no país vizinho.

Na Argentina, Temer não foi recebido com status de chefe de Estado porque se recusou a visitar o Congresso para se esconder dos possíveis protestos dos parlamentares que se posicionaram contrários à destituição de Dilma. 

No Paraguai, o presidente Horacio Cartes e Michel Temer debateram as relações bilaterais e questões relacionadas à usina hidrelétrica de Itaipu Binacional.O ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Eladio Loizaga, disse que “agora os dois países vão buscar aprofundar as relações em todos os sentidos: econômicas, comerciais e políticas”. 

Golpe no Paraguai

Em 2012 o Paraguai também sofreu um golpe de Estado, como no Brasil, porém o processo foi muito acelerado. Chamado de “golpe relâmpago” o julgamento político de Fernando Lugo durou apenas 72 horas. 

Os manifestantes paraguaios comparam Temer ao vice de Lugo, Federico Franco que também orquestrou uma conspiração contra o presidente eleito democraticamente e assumiu o poder depois da destituição.

Edição: ---