Feminismo

Mulheres que sofreram ataques com ácido viram heroínas de HQ

O projeto foi criado pela fundação de Monica Singh, vítima de violência na Índia

São Paulo |
As personagens da trama são inspiradas em mulheres reais que sobrevivera a ataques com a susbstância
As personagens da trama são inspiradas em mulheres reais que sobrevivera a ataques com a susbstância - Reprodução

A Índia é conhecida como um dos países com mais casos de agressão contra mulheres com o uso de ácido. Por ano, acontecem mais de 300 ataques deste tipo e este número pode ser muito maior, já que estimativas apontam que boa parte deles não é denunciado.

Monica Singh foi uma das vítimas. Com 18 anos, ela teve 65% de seu corpo queimado com ácido depois que negou o pedido de casamento de um amigo. O ataque foi feito por um grupo de rapazes em Lucknow, na Índia, enquanto ela estava dentro de seu carro.

Mais de uma década depois da violência sofrida por Monica, uma história em quadrinhos em realidade aumentada sobre a violência de gênero na Índia foi criada. O Espelho de Priya, HQ desenhada por Dan Goldman e escrita por Ram Devineni e Paromita Vohra, conta a história de uma heroína que combate a posição inferior dada as mulheres indianas. Um dos objetivos da publicação é justamente acabar com ataques violentos como o sofrido por Monica.

Enredo

A narrativa contém alguns elementos das antigas lendas da mitologia hindu, como os deuses e as cores fortes, fazendo referência ao estilo Bollywood - gênero cinematográfico desenvolvido no país. A primeira edição, lançada em 2014, narra a história de Priya, uma garota que sobrevive a um estupro, é culpada pela violência e expulsa de casa por ter "envergonhado seus pais". Sozinha e sem ter para onde ir, ela ganha um tigre e superpoderes e passa a combater os estupradores da Índia.   

Já o segundo volume narra a história da heroína para libertar um grupo de sobreviventes de ataques com ácido presas em um castelo pelo vilão Anhakar, que convenceu as moças de que a única forma de sobreviver era o isolamento, pois o mundo exterior jamais aceitaria sua aparência. Prya, então, leve seu espelho que reflete tudo que tem no interior das pessoas e mostra que elas são mais do que rostos.

A HQ está disponível em realidade aumentada, com a possibilidade de ouvir as vozes das personagens e  pode ser baixada no computador ou mesmo no celular, de forma totalmente gratuita e em português.

 

Edição: Rafael Tatemoto

 

Edição: ---