Primavera Secundarista

Estudantes secundaristas ocupam mais de 700 escolas pelo país

Alunos protestam contra a PEC 241, a MP do Ensino Médio e o PL da Escola sem Partido

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Movimento chamado de Primavera Secundarista ocupa 730 escolas pelo Brasil.
Movimento chamado de Primavera Secundarista ocupa 730 escolas pelo Brasil. - Divulgação

Estudantes secundaristas ocupam ao menos 745 escolas no Paraná para protestar contra a reforma do ensino médio apresentada em setembro pelo governo não eleito de Michel Temer. O movimento, apelidado de Primavera Secundarista, já ocupa cerca de 769 escolas pelo país.

A mobilização dos estudantes é contra a Medida Provisória (MP) 746 que prevê mudança da jornada diária de quatro horas para sete horas no ensino médio, além da flexibilização do currículo por meio da escolha das disciplinas dentro de cinco diferentes ênfases - linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas, formação técnica e cursos profissionais. Os estudantes também são contrários à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que limita os gastos do governo federal por 20 anos.

Confira a versão em áudio da nota (para baixar o arquivo, clique na seta à esquerda do botão compartilhar):

Só no Paraná, segundo dados divulgado pelo movimento Ocupa Paraná nesta segunda-feira (17), mesmo dia em que teve início a greve dos professores estaduais, 23,8% das 2,1 mil escolas do estado estão ocupadas pelos estudantes – outras 440 estão fechadas pela greve.

As ocupações já atingiram mais de 170 municípios paranaenses desde que tiveram início, no último dia 3 de outubro. Entre as cidades com o maior número de instituições ocupadas estão Curitiba, Cascavel e Londrina.

As ocupações se assemelham às ações de secundaristas ocorridas em São Paulo e Goiás contra a reorganização escolar proposta pelos governadores tucanos Geraldo Alckmin e Marconi Perillo no final de 2015, e no Rio de Janeiro, em abril deste ano. No Paraná, a primeira escola ocupada foi o Colégio Estadual Arnaldo Jansen, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

Ocupações pelo Brasil

Além do Paraná, em outros 12 estados do país escolas estão ocupadas por estudantes secundaristas. Rio Grande do Norte, Pernambuco, Maranhão, Pará, Espírito Santo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul estão no mapa de ocupações.

Edição: José Eduardo Bernardes

*Matéria atualizada as 11:45 desta quarta-feira (19).

Edição: ---