Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Internacional

Denúncia

Espionagem ilegal na Argentina: “É um resquício do terrorismo de Estado”

Segundo a advogada Elizabeth Gómez Alcorta, há responsabilidade do Ministério de Segurança na ação contras os movimentos

25.out.2016 às 14h11
Argentina
Notas Periodismo Popular
Movimentos populares, como a Organização Tupac Amaru, são alvos de investigações ilegais

Movimentos populares, como a Organização Tupac Amaru, são alvos de investigações ilegais - Movimentos populares, como a Organização Tupac Amaru, são alvos de investigações ilegais

Novos casos de espionagem contra organizações sociais e políticas argentinas, desta vez na província de Jujuy, norte do país, foram divulgados na última semana. Segundo a advogada Elizabeth Gómez Alcorta, há neste plano atual uma continuidade do terrorismo de Estado; além de responsabilidade política do Ministério de Segurança da Nação Argentina. Gómez Alcorta atua no caso da militante da Organização Tupac Amaru, Milagro Sala, presa desde fevereiro.

A informação da nova espionagem, que tem um impacto menor do que outros casos de inteligência sobre líderes políticos e sociais, foi enviada anonimamente ao jornalista Mauro Federico. Ele recebeu dados detalhados das ações feitas pelas organizações de Jujuy, entre agosto e setembro deste ano, obtidos ilegalmente.

“Claramente o que encontramos é um informe de inteligência vinculado às organizações sociais e políticas da província de Jujuy, ligadas às ações de sindicatos, organizações de usuários e consumidores, multissetoriais, da organização Tupac Amaru e do FIT nos meses de agosto e setembro, verificado dia a dia”, explicou, numa entrevista à Radionauta, a advogada Elizabeth Gómez Alcorta, que também é presidenta do Movimento de Profissionais para os Povos (MPP).

Gómez Alcorta disse que o nível de detalhamento presente nos documentos – pelo menos nas seis folhas as quais ela teve acesso das 14 totais – mostra "infiltração e trabalho de inteligência", uma vez que não é uma mera compilação de dados públicos.

A advogada, que trabalha em julgamentos sobre delitos de lesa humanidade, afirmou que os informes são comparáveis aos que elaborava a Direção de Inteligência da Província de Buenos Aires (DIPBA).

“O que está acontecendo agora tem um alto nível de gravidade. Chama a atenção a pouca repercussão que também teve [o caso]", disse ela.

No prazo de 24 horas após o recebimento dos documentos, a advogada, junto às organizações populares, apresentou uma denúncia contra a ministra de Segurança Nacional, Patricia Bullrich, “porque [ela] é a cabeça política de uma pasta [dentro do governo] que reúne todas as forças de segurança”. 

Embora ainda não se possa provar – e, portanto, solicita-se a investigação –, Alcorta afirma que é “muito possível” deduzir a vinculação com Guarda Nacional. “Não podemos deixar de ter em mente o Projeto X [medida da polícia federal e do Exército argentinos para espionagem de movimentos populares]”, disse. Sobre a denúncia da última semana, foi sorteado o juiz Claudio Bonadío [conhecido por levar adiante as causas contra o kirchnerismo]. “Obviamente avaliamos negativamente essa escolha, nem acreditamos que se vá fazer uma investigação séria”, comentou Gómez Alcorta.

“É uma trama de espionagem ilegal que não tem a ver exclusivamente com a conjuntura”, acrescentou a integrante do MPP.

“A lei de inteligência nacional, além de proibir que serviços de inteligência sejam feitos sem uma ordem judicial fundamentada, proíbe terminantemente serviços de inteligência vinculados às opiniões políticas, sindicais ou sociais. Isso é um resquício do terrorismo de Estado”, disse a advogada. E agregou: “Com 33 anos de democracia, isso não pode seguir acontecendo. Não podemos seguir sendo investigados pelas agências estatais por conta de nossas opiniões políticas ou militância”.

*Texto publicado originalmente em Notas Periodismo Popular.

Editado por: Redação
Tags: argentinamovimentos populares
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Agenda

Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo ocorre neste domingo (22); confira a programação

'Competência'

Moraes manda prender novamente homem que quebrou relógio em ato golpista e que foi solto por juiz de MG

Após impasse

Justiça argentina libera Cristina Kirchner para aparecer na própria sacada

Especulação

Falta de leitos e preços de hospedagem são desafios em Belém a poucos meses da COP30

Povos tradicionais

Justiça nega ação da Veracel Celulose e mantém reconhecimento de território quilombola no Vale do Jequitinhonha (MG)

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.