Rio de Janeiro

SEGUNDO TURNO

Você sabe quais são as responsabilidades de um prefeito?

Cinco cidades no estado do Rio terão segundo turno, mas muita gente não sabe como um prefeito pode e deve atuar

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
No contexto brasileiro, haverá segunda eleição em 18 capitais e em outros 37 municípios de 11 estados
No contexto brasileiro, haverá segunda eleição em 18 capitais e em outros 37 municípios de 11 estados - Agência Brasil

Eleitores de 5 cidades do estado do Rio de Janeiro voltarão às urnas no dia 30 de outubro para escolher seus prefeitos. O segundo turno pode ser realizado apenas nos municípios com mais de 200 mil eleitores, quando nenhum candidato obtém a maioria dos votos válidos (50% mais 1 voto) no primeiro turno. No contexto brasileiro, haverá segunda eleição em 18 capitais e em outros 37 municípios de 11 estados.

No estado, os municípios do Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Niterói, Petrópolis e Volta Redonda terão o segundo turno das eleições, que é sempre marcado por aumentar os ataques aos candidatos e, muito deles, com calúnias e informações não condizente à disputa eleitoral como atribuições que não cabem ao papel do prefeito. Por isso, resolvemos esclarecer quais são as funções de prefeito:

A principal função do prefeito ou prefeita é administrar o dinheiro público. E com esses recursos garantir o desenvolvimento do município e o bem-estar de seus habitantes. Entre as funções estão a organização do serviço público, proteger o patrimônio histórico-cultural, garantir o funcionamento do transporte público e pavimentar das ruas. O prefeito ou prefeita também é quem deve cria e mantém creches, postos de saúde e gerir o transporte público e escolar.

O direito à moradia também pode ser atribuído ao poder municipal em determinadas ocasiões, por exemplo, ele pode decidir quais são os terrenos que podem ser utilizados e ocupados e quais lugares podem ter determinado tipo de indústria, comércio, residência, prédios, escolas, entre outras coisas. O cuidado com as praças, jardins, a limpeza urbana e o esgoto também são de obrigação das prefeituras.

Vale lembrar que assuntos como a segurança só cabe ao poder à administração da guarda municipal, então ações sobre a polícia militar e polícia federal não cabem ao prefeito. Legislações como legalização do aborto, das drogas e mudança das disciplinas na escola também não cabem a esse cargo político e, sim, ao presidente da república.

Os vereadores têm quatro funções principais

Elaborar as leis municipais, discutir e votar os projetos que serão transformados em leis, buscando organizar a vida da comunidade. O vereador tem o poder e o dever de fiscalizar a administração pública, cuidar da boa aplicação dos recursos e do cumprimento do orçamento. Realização de audiências públicas e debates sobre o orçamento público e programas governamentais, assim como incentivar a participação da sociedade nas decisões políticas. A Câmara tem a função de analisar as contas públicas dos administradores e de julgar irregularidades político-administrativas por parte do prefeito e dos vereadores.

Edição: ---