SAÚDE

Merenda escolar brasileira coloca saúde de estudantes em risco

Estudo encontra agrotóxicos proibidos ou acima dos níveis permitidos em alimentos de escolas do Rio de Janeiro

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Aplicação manual de agrotóxicos
Aplicação manual de agrotóxicos - flickr.com / Global Water Partnership

A cada dia no Brasil, 43 milhões de crianças e adolescentes se alimentam em escolas, que devem oferecer porções semanais de frutas e verduras no cardápio.

Em 2014, a merenda escolar foi destacada pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) como fator importante para a saída do Brasil do Mapa Mundial da Fome.

Confira o programa Alimento é Saúde, da Radioagência Brasil de Fato (para baixar o arquivo, clique na seta à esquerda do botão compartilhar):

No primeiro semestre de 2016, o Programa Mundial de Alimentos da ONU elogiou o Brasil por vincular a alimentação escolar à compra de produtos da agricultura local.

Em todo o País, 30% do orçamento para refeições em centros de ensino deve ser utilizado para adquirir alimentos de agricultores familiares.

Mas isso pode mudar. A partir do próximo 24 de novembro, entrará em vigor o Decreto 8889, assinado por Michel Temer no dia 26 de outubro, que elimina o Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria de Agricultura Familiar.

Este departamento foi fundamental na criação e na implementação do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA). Há dois anos, o programa começou a incentivar a produção agroecológica e orgânica.

Além disso, recentemente foram levantadas dúvidas sobre a qualidade dos alimentos da merenda escolar.

Em pesquisa encomendada pelo Greenpeace, o Laboratório de Resíduos de Pesticidas do Instituto Biológico de São Paulo analisou 11 tipos de alimentos fornecidos à rede municipal de ensino da cidade do Rio de Janeiro, e encontrou cinco alimentos fora de conformidade com a legislação brasileira. Um deles contém resíduos de uma substância proibida desde 2012.

Segundo teste toxicológico, o feijão carioca apresentou resíduos de dois agrotóxicos: um não permitido para esta cultura em específico e outro acima do Limite Máximo de Resíduo (LMR) estipulado por lei.

O pimentão amarelo, o pimentão verde, o feijão carioca e o pepino continham agrotóxicos proibidos para a cultura em específico. A couve-manteiga, apresentou resultados ainda mais preocupantes: foi encontrado o Metamidofós, substância proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) desde 2012.

Sobre o pimentão amarelo, foram detectados resíduos de sete tipos diferentes de agrotóxicos. O arroz também apresentou resquícios de duas substâncias que, embora estejam dentro do LMR, não foram submetidas a estudos que garantam um nível seguro do consumo de agrotóxicos a longo prazo ou sobre os efeitos de diferentes substâncias combinadas no organismo.

---------------

Alimento é Saúde é produzido pela Radioagência Brasil de Fato e Saúde Popular

Ficha técnica:

Locução: Camila Rodrigues e Mauro Ramos

Produção: Mauro Ramos

Sonoplastia: Jorge Mayer

Edição: ---