Luto

Cubanos começam a fazer homenagens póstumas a Fidel

Cuba amanheceu triste nesta segunda-feira (28), três dias após a morte do líder da revolução e ex-presidente

Portal Vermelho

,
As homenagens acontecerão no Memorial José Martí, em Havana / Reuters

Cuba amanheceu triste nesta segunda-feira (28), três dias após a morte do líder da revolução e ex-presidente Fidel Castro. Nesta manhã o povo cubano começou a fazer uma série de homenagens póstumas o líder comunista que devem seguir até o próximo dia 4 de dezembro. 

O funeral de Fidel Castro acontece no Memorial José Martí, no centro da capital, Havana e será aberto à população para que todos possam dar um último adeus e render homenagens ao ex-presidente. 

Além disso, há outros 1060 locais espalhados por todo o país onde os cidadãos cubanos poderão reafirmar o juramento de ser fiéis à revolução, proposto por Fidel em maio do ano 2000. 

Na quarta-feira (30), acontecerá no Memorial José Martí um grande ato de despedida que contará com a participação de autoridades políticas e chefes de Estado, entre eles o presidente do Equador, Rafael Correa e o rei emérito da Espanha, Juan Carlos. 

Em seguida as cinzas de Fidel farão um giro pela ilha para que todos os cubanos possam se despedir do líder. O trajeto fará o caminho contrário da “Caravana da Liberdade”, percorrido pelos revolucionários da Serra Maestra que atravessaram o país desde Santiago de Cuba até Havana.

As cinzas de Fidel serão levados para sua cidade natal, Santiago de Cuba e haverá um grande ato em homenagem ao líder no dia 3 de dezembro. A cerimônia de sepultamento de suas cinzas será íntima, apenas para a família e amigos próximos, no cemitério de Santa Ifigênia.