Paraná

Futebol

Dupla Atletiba busca acabar com a síndrome do patinho feio

Clubes paranaenses querem alçar voos mais altos e participar mais vezes de competições internacionais

Curitiba |
A dupla Atletiba ainda precisa de muito chão para marcar mais presença nestas competições e até mesmo lutar por títulos nacionais e internacionais
A dupla Atletiba ainda precisa de muito chão para marcar mais presença nestas competições e até mesmo lutar por títulos nacionais e internacionais - Divulgação

Pode não ser a evolução tanto almejada pelos torcedores do Coritiba e do Atlético. Mas, já é algo. A dupla paranaense que disputa a elite do futebol brasileiro está deixando de lado a síndrome do patinho feio, em que fazia apenas o papel de figurante, e está passando a mirar a marcar presença nos torneios continentais.

Com uma campanha boa no Brasileiro, o rubro-negro, atualmente na quinta colocação, está praticamente com as duas mãos em uma vaga para a Libertadores da América, desbancando muitos clubes intitulados de “grandes”.

Isto só está sendo possível porque a diretoria atleticana criou um ambiente favorável para o time que, por sua vez, empolgou a torcida, que “comprou a briga” e passou a levar um bom número de torcedores ao seu estádio, que tem sido um diferencial. Para carimbar de vez o passaporte para esta competição, o Atlético depende apenas de si. O último jogo do ano será contra o Flamengo, em casa.

O Coxa, embora tenha desperdiçado uma grande oportunidade ao perder em casa para o Vitória, ainda tem chances para entrar no grupo que vai para a Sul-Americana. Contudo, o alviverde precisaria de uma combinação de resultados para obter este feito.

O erro do Coritiba foi de insistir em técnicos com péssimo histórico e sem muita experiência. Somente com a chegada de Paulo César Carpegiani é que as coisas passaram a melhorar pelos lados do Alto da Glória. Se a vaga não vier, ao menos o torcedor tem esperança de um 2017 melhor, pois a diretoria Coxa Branca confirmou o atual treinador no comando técnico do clube. O Coritiba se despede dos gramados contra a Ponte Preta, em Campinas.

É fato de que a dupla Atletiba ainda precisa de muito chão para marcar mais presença nestas competições e até mesmo lutar por títulos nacionais e internacionais. Entretanto, os torcedores destas agremiações podem, ao menos, sonhar com dias melhores.

Edição: ---