PERSPECTIVAS

Frente Brasil Popular realiza plenária nacional para traçar calendário de lutas

Atividade acontece em Belo Horizonte (MG) a partir desta quarta-feira (7)

Belo Horizonte |
Frente Brasil Popular foi lançada oficialmente, em setembro de 2015, em Conferência Nacional realizada em Belo Horizonte
Frente Brasil Popular foi lançada oficialmente, em setembro de 2015, em Conferência Nacional realizada em Belo Horizonte - Isis Medeiros

Nos dias 7 e 8 de dezembro cerca de 350 lideranças de movimentos e organizações de esquerda se reunirão em Belo Horizonte na Plenária Nacional da Frente Brasil Popular (FBP), com o objetivo de discutir novas estratégias de protesto contra o governo de Michel Temer. Uma das últimas medidas do governo, a apresentação da Reforma da Previdência, deve ter destaque no encontro, assim como a crescente criminalização dos movimentos populares.

Segundo o dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) João Pedro Stédile, o objetivo do encontro é realizar um balanço político da Frente Brasil Popular até o atual momento, em que a organização completa pouco mais de um ano, e elaborar um calendário de manifestações para os próximos meses.

No aspecto organizativo, está em debate a perspectiva de ampliação da frente, através da disseminação de comitês municipais, e a construção de um projeto organizativo para a FBP, com normas e regras de funcionamento. Em meados de 2017 deve se realizar a II Conferência Nacional da FBP, aberta a um número maior de participantes.

Ato Político

No encerramento da plenária, às 17h do dia 8, será realizado um ato político para representar a união em torno do plano de lutas contra o golpe em curso no país. Estão convidadas pessoas como Lula, Dilma e Ciro Gomes, além de partidos, artistas e a estudante Ana Júlia, que defendeu as ocupações de escolas na Assembleia Legislativa do Paraná e teve seu vídeo compartilhado por milhões de pessoas.

Edição: ---