Saúde

Alimento é saúde | Benefícios do gengibre 

Conheça algumas das propriedades desta raiz utilizada há milênios

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Gengibre ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
Gengibre ajuda a fortalecer o sistema imunológico. - Reprodução

Originário do sudeste asiático, mais particularmente da Índia e da China, o gengibre tem sido utilizado durante mais de 5 mil anos na culinária e como medicamento de todos os continentes.

Continua após publicidade

Confira o programa Alimento é Saúde, da Radioagência Brasil de Fato (para baixar o arquivo, clique na seta à esquerda do botão compartilhar):

Os benefícios do gengibre para a saúde, são inúmeros. A Organização Mundial da Saúde resume alguns deles. As propriedades benéficas do gengibre, apoiadas por estudos clínicos funcionam para aliviar: náuseas, vômitos e enjoos em diversas circunstâncias.

Outros usos, descritos em guias farmacêuticas e no conhecimento popular, são: para tratamento de resfriados, gripes, cólicas, espasmos e outros problemas gastrointestinais, enxaquecas, e distúrbios reumáticos e musculares.

O gengibre é utilizado também para tratar infecções e inflamações de garganta, e é útil em casos de afonia. Estudos apresentados em publicações como o Jornal Internacional de Medicina Preventiva, confirmam as propriedades anti-inflamatórias e antioxidante do gengibre. 

O óleo da raiz é utilizado em massagens para aliviar dores na coluna e articulações. 

Na culinária chinesa, o suco das raízes secas, que é mais picante, é utilizado para cozinhar mariscos ou cordeiro. No ocidente é utilizado na elaboração de pães e biscoitos.

Diversas culturas bebem chá de gengibre ou água com gengibre comumente, o que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. 

A raiz chegou ao Brasil menos de um século após o descobrimento. Pelo clima e solo, o gengibre é cultivado principalmente nos litorais do Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná e sul de São Paulo. 

Alimento é Saúde é produzido pela Radioagência Brasil de Fato e Saúde Popular

Locução: Juliana Gonçalves
Produção e Sonoplastia: Mauro Ramos

 

Edição: ---