Diplomacia

António Guterres toma posse como novo secretário-geral da ONU

Guterres assumirá cargo a partir do ano que vem, quando substituirá Ban Ki-moon

OperaMundi |
Cerimônia de posse foi celebrada hoje, ainda que Guterres só vá assumir Secretaria Geral no ano que vem
Cerimônia de posse foi celebrada hoje, ainda que Guterres só vá assumir Secretaria Geral no ano que vem - Agência Efe

O português António Guterres tomou posse nesta segunda-feira (12) como novo secretário-geral da ONU, posto que ocupará a partir de 1o de janeiro do ano que vem, quando substituirá Ban Ki-moon.

"Eu, António Guterres, juro solenemente exercer com toda a lealdade, discrição e consciência as funções que me são confiadas como secretário-geral das Nações Unidas", disse em inglês o ex-primeiro-ministro de Portugal no plenário da Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

Em uma breve cerimônia, Guterres se comprometeu, além disso, a não aceitar instruções de nenhum governo ou outra autoridade no exercício de suas responsabilidades.

O português, que entre 2005 e 2015 trabalhou como alto comissário da ONU para os Refugiados, foi eleito em outubro pelos 193 Estados-membros para dirigir a organização.

No ato de hoje, as Nações Unidas encenaram a transferência de poderes, dando as boas-vindas ao próximo secretário-geral e prestando homenagem a Ban.

"Durante os últimos dez anos, o secretário-geral Ban liderou a ONU com inquebrantáveis princípios para o bem", afirmou, por sua vez, o presidente da Assembleia Geral, Peter Thomson. Como grandes pilares do legado de Ban, Thomson destacou o acordo de Paris sobre a mudança climática, as novas estratégias de desenvolvimento e seu trabalho em favor da igualdade de gênero. 

O diplomata sul-coreano disse estar convicto de que Guterres "navegará com sucesso" os muitos desafios do cargo e levará a organização a novas conquistas. O secretário-geral destacou nesse sentido que passa o bastão a um homem "de integridade e princípios".

Edição: ---