1946

Hoje na História | Inicia a 1ª Guerra da Indochina, levando à Independência do Vietnã

As forças vietnamitas lideradas por Ho Chi Minh conclamavam toda a população para lutar pelo fim do domínio francês

Brasil de Fato e Opera Mundi |

Ouça o áudio:

O conflito estendeu-se por oito anos, organizado pelo Viet Minh e tendo como um dos principais líderes Ho Chi Minh
O conflito estendeu-se por oito anos, organizado pelo Viet Minh e tendo como um dos principais líderes Ho Chi Minh - Reprodução

As forças vietnamitas do Viet Minh comandadas pelo revolucionário comunista Ho Chi Minh lançaram, no dia 19 de dezembro de 1946, uma ofensiva noturna sobre a capital do país, Hanói. Isso fez com que as tropas coloniais da França, que ocupavam o território, caíssem diante dos rebeldes comunistas. Tinha início a primeira Guerra da Indochina.

A história política de Ho Chi Minh é anterior a essa luta pelo libertação de sua terra natal. Ele deixou o Vietnã em 1911, para trabalhar como cozinheiro num navio francês. Após vários anos como marinheiro, viveu em Londres e Paris, onde, em 1920, tornou-se membro fundador do Partido Comunista Francês.

Mais tarde, trabalhou na União Soviética, onde estudou táticas revolucionárias e tornou-se participante ativo da Internacional Comunista. Em 1924, viajou para a China dedicando-se à reintegração dos comunistas vietnamitas exilados. Só retornou ao seu país em 1941 e estruturou a organização guerrilheira Viet Minh, visando a luta pela independência do Vietnã. 

Em meio à Segunda Guerra Mundial, o território ocupado pela França no sudeste da Ásia, que incluía o Vietnã, chamado Indochina Francesa, foi ocupado pelo Japão em 1940. Nesse conflito, Ho Chi Minh buscou contato com os Aliados para combater os japoneses. Quando o Japão se rendeu, o Viet Minh sentiu-se suficientemente forte para declarar a independência do Vietnã da França, em 1945.

Ainda sim, o conflito seguiu. Forças francesas ocuparam o Vietnã do Sul e abriram negociações com os comunistas vietnamitas no norte. O Viet Minh, amplamente apoiado pelo povo vietnamita, desencadeou uma crescente e efetiva Guerra de guerrilha contra as tropas francesas. 

O conflito estendeu-se por oito anos, com Mao Tse Tung e os comunistas chineses apoiando o Viet Minh, enquanto os Estados Unidos ajudavam os franceses e as forças reacionárias da colônia. No final dos anos 1950, Ho Chi Minh organizou um movimento guerrilheiro comunista no sul, chamado de Vietcong. 

O Vietnã do Norte e o Vietcong enfrentaram com sucesso uma série de governos corruptos e ineficientes, sustentados pelos Estados Unidos. O que deu início, em 1964, a uma longa resistência à intervenção militar norte-americana, conhecida como Guerra do Vietnã.

Ho Chi Minh morreu em dois de setembro de 1969, 25 anos após a Declaração de Independência do Vietnã da França e seis anos antes que suas tropas conseguissem unificar o norte e o sul sob um governo comunista.

---

Hoje na História é uma produção da Radioagência Brasil de Fato e do Opera Mundi

Locução: Vivian Fernandes

Produção: Mauro Ramos

Sonoplastia: Jorge Mayer

Edição: ---