Comunicação

Brasil de Fato lança campanha de assinaturas em Pernambuco

Com as assinaturas, o público estará colaborando financeiramente para manter o jornal nas ruas gratuitamente.

Recife (PE) |
O Brasil de Fato busca apresentar uma visão popular do que acontece na sua cidade, em Pernambuco, no Brasil e no mundo.
O Brasil de Fato busca apresentar uma visão popular do que acontece na sua cidade, em Pernambuco, no Brasil e no mundo. - Brasil de Fato

No dia 14 de dezembro o jornal Brasil de Fato Pernambuco lançou sua campanha de assinaturas. O tabloide, que desde 15 de abril circula com regularidade quinzenal em Pernambuco, quer agora chegar diretamente às casas dos leitores. Com sua edição nº 18 chegando às ruas no último dia 16 de dezembro, o Brasil de Fato Pernambuco é um jornal de esquerda, popular e que tem feito a disputa de ideias na Região Metropolitana do Recife e em mais oito cidades do interior do estado, do litoral ao sertão. O lançamento da campanha de assinaturas ocorreu durante confraternização dos Amigos do MST, no Assentamento Normandia, em Caruaru.

Com tiragem de 40 mil exemplares distribuídos quinzenalmente nas integrações de metrô e ônibus do Recife, o Brasil de Fato Pernambuco chegando ainda às ruas de Rio Formoso e Palmares, na Zona da Mata; Caruaru, no Agreste; e aos municípios de Arcoverde, Tupanatinga, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada e Petrolina, no Sertão do estado. O jornal traz as notícias importantes de todo o estado, mas de uma perspectiva diferente dos jornais empresariais. O Brasil de Fato é essencial para a garantia da pluralidade da informação, fundamental para a construção de uma verdadeira democracia.

O militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Paulo Mansan, afirma que o movimento não só apoia mas constrói o Brasil de Fato Pernambuco por entender que este é um instrumento de comunicação importante para dialogar com a população e unificar a classe. “Necessitamos de instrumentos de comunicação que cheguem à classe trabalhadora e que ajudem a disputar os corações e mentes para esse projeto da classe”, afirma. “Além da informação, o jornal ajuda no processo de unidade da classe trabalhadora organizada. É um instrumento de divulgação e construção da nossa linha política – e nesse momento histórico, olhando especialmente para a Frente Brasil Popular. Precisamos desses instrumentos que cheguem a todos os cantos de Pernambuco”, avaliou Mansan.

Para ele, o jornal é mais uma ferramenta fundamental para fazer a disputa – também no campo da comunicação – contra a classe dominante. “Estamos num contexto de consolidação de golpe e todos os grandes meios de comunicação estão nas mãos da burguesia. O Brasil de Fato tem um papel central nesse momento da história e precisa estar bem estruturado para levar informação e formação para a classe”, pontuou Mansan.

O Brasil de Fato busca apresentar uma visão popular do que acontece na sua cidade, em Pernambuco, no Brasil e no mundo. É um projeto editorial e político que se posiciona sem disfarce porque conhece seu lado, que é junto com a classe trabalhadora, produzindo jornalismo objetivo e independente, que dialogue com seu público-alvo. No site www.brasildefato.com.br a leitora e o leitor podem encontrar todo o conteúdo que produzimos, com boa parte das matérias traduzida para o espanhol, buscando o diálogo com o público da América Latina.

O Brasil de Fato tem apoio de movimentos populares e se financia por meio de anúncios de sindicatos e organizações não-governamentais parceiras. Por isso a contribuição dos leitores é necessário para o Brasil de Fato Pernambuco chegar às mãos de mais gente e com maior frequência.

Um dos primeiros assinantes do Brasil de Fato Pernambuco foi o médico Augusto Cézar. Segundo ele, apoiar o jornal é uma forma de fortalecer a construção de uma visão de mundo que não está atrelada aos interesses empresariais. “Estou cansado de ouvir e ler as mesmas matérias em vários veículos que não representam o que eu quero para o País e para o mundo. Assino o Brasil de Fato para fortalecer um meio de comunicação que traz uma visão diferente, popular, não a dos ricos e dos grandes empresários, mas dos oprimidos, dos trabalhadores. As lutas são fundamentais para nos reconhecermos enquanto irmãs e irmãos para construirmos um País melhor”, disse o médico, que reside em Caruaru.

A campanha de assinaturas visa fortalecer economicamente o veículo de comunicação e estreitar a relação do jornal com os setores da sociedade que não conseguem receber o tabloide em mãos nos pontos de distribuição. Com as assinaturas, o público estará colaborando financeiramente para manter o jornal nas ruas gratuitamente. Interessados em receber o Brasil de Fato Pernambuco em suas casas podem assinar o jornal preenchendo o formulário no link: Brasil de Fato chegou.

História

O Brasil de Fato é um veículo de comunicação lançado em 2003 durante o Fórum Social Mundial realizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Com edições semanais, o jornal era comercializado em poucos estados e tinha assinaturas vendidas para todo o País. O impresso de alcance nacional tinha formato standard e durou 11 anos. Mas antes, em 2013, foram lançados os tabloides do Brasil de Fato no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, originados no mesmo projeto editorial, distribuídos gratuitamente e para um público diferente. Em 2014 o Brasil de Fato tabloide chegou a São Paulo e em 2016 começou a circular no Paraná e em Pernambuco.

Edição: ---