Minas Gerais

GEODÉSICA

Ibirité (MG) ganha estrutura arquitetônica que homenageia Fidel

Construção faz parte de Centro Cultural que deseja promover arte e educação na cidade

Belo Horizonte |
Aulas de Yoga, oficinas de música e permacultura acontecerão no centro
Aulas de Yoga, oficinas de música e permacultura acontecerão no centro - Divulgação

No dia em que se reafirma nacionalmente a importância do respeito aos Direitos Humanos, 10 de dezembro, foi inaugurada em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a geodésica Fidel Castro. A cúpula geodésica é uma estrutura arquitetônica de grande resistência e leveza e, a partir desse significado, foi construída para integrar o Centro Cultural Renan Mendes, espaço focado em iniciativas culturais e sustentáveis para a cidade. 

Quem organiza e cuida do local é a Associação Cultural José Martí, cujo nome é uma homenagem ao líder da independência de Cuba e uma das grandes personalidades que influenciaram o modo de ver de Fidel. 

De acordo com o presidente da instituição, José Vieira, a geodésica - desenvolvida pelo arquiteto Waldo do Vale - também irá compor um ambiente focado em produção e pesquisa de tecnologias que construam reaproveitando lixo e sobras industriais. “O Córrego do Urubu, que está localizado no terreno, é muito poluído. E do Centro Cultural nasceu a ideia de revitalizá-lo a partir de um projeto que chamamos de ‘MAL - Movimento Água Limpa’”, explica Vieira.

A ideia é também montar ali uma rede de atividades que fortaleçam a saúde e a cultura da cidade de Ibirité, como aulas de Yoga, oficinas de música e permacultura, apresentações musicais, saraus de poesia, teatro, entre outras. 

Bloco de carnaval

De lá até já surgiu um bloco de carnaval que sairá às ruas no próximo carnaval. “É um espaço aberto a todos que quiserem conhecer. Queremos dialogar com os movimentos populares e levar à frente a ideologia socialista”, conta José Vieira. “Ibirité já sofreu muito com políticas conservadoras e até o momento não existia algo similar. Acredito que o espaço será como uma espécie de proa para o setor cultural no ano que se inicia”, ressalta o diretor. 

Todas as atividades do ambiente serão publicadas na internet, e podem ser acompanhadas no 
Facebook do Centro Cultural (www.facebook.com/centroculturalrenanmendes).

Edição: ---