Relembre

Retrospectiva 2016: Cultura foi ativa na luta contra o racismo e pela diversidade

Da música às ocupações de prédios públicos contra o golpe, artistas foram protagonistas em 2016

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Da música aos protestos contra o fechamento do MinC, a cultura voltou a ser protagonista dos momentos políticos
Da música aos protestos contra o fechamento do MinC, a cultura voltou a ser protagonista dos momentos políticos - Arte/ Brasil de Fato

A resistência cultural marcou 2016. As manifestações artísticas foram protagonistas, em diversos momentos, das ações políticas em oposição ao golpe que tirou Dilma Rousseff do poder.

A tentativa de acabar com o Ministério da Cultura (MinC), pelo ainda governo interino de Michel Temer, despertou grande oposição de artistas, produtores culturais e intelectuais em todo o Brasil. Desde o anúncio da decisão, a resistência se traduziu em manifestações políticas e ocupações de prédios públicos, em todos os estados. O governo, então se viu forçado a recuar e anunciou a recriação do MinC.

No cinema nacional, o grande acontecimento foi o filme "Aquarius", elogiado pela crítica, mas esquecido pelos órgãos governamentais na indicação ao Oscar por fazer duras críticas ao atual governo e denunciar o golpe.

Já na música a resistência se deu através das bandeiras de representatividade. A ocupação dos espaços dentro da sociedade pela comunidade negra e LGBT foram  temas que mobilizaram artistas como Elza Soares, Liniker, Karol Conká e Beyoncé.

Além disso, em 2016 foi celebrado o centenário da maior expressão de resistência na cultura popular brasileira: o samba!

Confira:

Edição: ---