Podcast

Alimento é saúde | Benefícios das frutas e sementes oleaginosas

Consumidas adequadamente, as ajudam a prevenir doenças cardíacas e a equilibrar o colesterol

Ouça o áudio:

Um punhado de frutas secas por dia pode ajudar a reduzir o apetite
Um punhado de frutas secas por dia pode ajudar a reduzir o apetite - Reprodução
Consumidas adequadamente, as ajudam a prevenir doenças cardíacas e a equilibrar o colesterol

As frutas e sementes oleaginosas são uma importante fonte de nutrientes e podem contribuir para uma alimentação saudável. Entre elas estão a amêndoa, avelã, macadâmia, castanha-do-Pará, castanha de caju, pinhão e pistache.

Estas oleaginosas, também frutas secas estão cheios de nutrientes importantes, incluindo proteínas e fibras. Também são uma grande fonte de vitaminas como ácido fólico, niacina e vitaminas E e B6, além de minerais como magnésio, cobre, zinco, selênio, fósforo e potássio.

Pesquisas médicas recentes indicam que as frutas secas podem ter um papel importante em reduzir o risco de doenças cardíacas. Pessoas que comem frutas secas pelo menos uma vez por semana, por exemplo, sofrem 25% menos doenças cardíacas que aquelas que não costumam ingerir este tipo de alimento.

Uma dieta rica em gorduras monoinsaturadas, presentes nas frutas secas, pode reduzir o nível de colesterol mau - que é prejudicial às artérias -, sem diminuir o colesterol “bom”.

Pessoas que consomem habitualmente estes alimentos geralmente possuem um menor índice de massa corporal (o IMC), que é uma medida utilizada para identificar obesidade, excesso de peso, peso normal ou baixo peso.

Em um estudo realizado pela Escola de Saúde Pública de Harvard, os pesquisadores descobriram que o aumento do consumo de frutas secas contribui para diminuir o peso.

Isso tem a ver com o fato de que comer um punhado de frutas secas por dia pode ajudar a reduzir o apetite. É sempre bom lembrar que nenhum consumo exagerado é saudável.

No entanto, um dos problemas destes alimentos é o preço, que pode variar por região. Por isso, vale a pena pesquisar quais frutas e sementes oleaginosas são mais acessíveis para o seu bolso.

-----

Alimento é Saúde é uma produção da Radioagência Brasil de Fato e do Saúde Popular

Locução: Camila Rodrigues

Produção e sonoplastia: Mauro Ramos

Edição: ---