Assistência Social

Pessoas em situação de rua podem obter certidão de nascimento em posto no RJ

Em 2010, censo do IBGE indicou a existência de 600 mil crianças de 0 a 10 anos sem registro de nascimento no país

Radioagência Nacional | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Cerca de 28 mil de crianças no estado do Rio não possuem registro de nascimento, segundo IBGE
Cerca de 28 mil de crianças no estado do Rio não possuem registro de nascimento, segundo IBGE - Tânia Rego/Agência Brasil

As pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social no Rio de Janeiro, que não possuem certidão de nascimento, poderão emitir o documento de forma mais rápida e fácil em um cartório localizado no Méier, na zona norte da cidade.

A iniciativa é uma parceria inédita entre o cartório e a Defensoria Pública do Estado. Em 2016, apenas no Posto de Atendimento Especializado para Identificação Civil, destinado exclusivamente a pessoas em situação de rua, foram feitos exatos 1045 pedidos relativos à certidão de nascimento.

A defensora pública do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos, Carla Beatriz Nunes Maia, explicou o funcionamento do posto e a necessidade de facilitar a emissão do documento.

Carla Beatriz ressaltou a importância e a diferença que a certidão de nascimento traz para as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade.

Em 2010, censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística indicou a existência de cerca de 600 mil crianças de 0 a 10 anos sem registro de nascimento, das quais mais de 28 mil no estado do Rio.

A Lei de Registros Públicos determina que, salvo em casos excepcionais, qualquer pessoa tem direito a obter a primeira via do documento em cartório, sem necessidade de recorrer á Justiça.

Edição: ---