Podcast

Conheça algumas frutas e verduras da estação mais quente do ano

Melhor qualidade e menor preço estão entre algumas das vantagens de consumir estes alimentos

Ouça o áudio:

O mamão é uma das frutas com maior disponibilidade no verão e com muitas propriedades benéficas
O mamão é uma das frutas com maior disponibilidade no verão e com muitas propriedades benéficas - Steve Buissinne/Pixabay
Melhor qualidade e menor preço estão entre algumas das vantagens de consumir estes alimentos

Ao longo do ano, brasileiras e brasileiros têm acesso a uma grande diversidade de frutas e verduras. Mesmo com o desenvolvimento de técnicas, o cultivo dos alimentos depende dos ciclos naturais, relacionados ao clima e, portanto, às estações do ano.

Conhecer as “frutas e verduras da estação” traz ao menos dois benefícios: o primeiro é o preço deles, mais baixo durante sua época de colheita natural; o segundo é o valor nutritivo e o próprio sabor, que estão em seu máximo durante este período.

Saiba agora alguns dos vegetais típicos da estação em que estamos, o verão.

Entre as verduras, os meses de fevereiro e março são os mais propícios para a escarola, rica em vitamina A, e vitaminas do complexo B e C, além de diversos minerais. Outra opção é o repolho, vegetal que tem cálcio, ferro, magnésio e, especialmente, potássio, entre outros minerais e vitaminas.

Pensando nos legumes, o verão é a estação de dois componentes tradicionais da cozinha dos brasileiros: o tomate e o pepino.

Além deles, estamos também na temporada da abóbora. O jerimum, como também é conhecida, é nutritivo e pode ser preparado doce ou salgado. Quando comprar, atente para sua casca: ela deve estar lisa, sem rachaduras nem manchas. Além disso, lembre-se que quando madura, a abóbora deve permanecer na geladeira.

Os três primeiros meses do ano oferecem ainda boas opções de frutas. Uma das principais é o abacate, alimento altamente calórico, mas rico em um tipo de gordura que, se consumida com moderação, ajuda na manutenção do colesterol ruim em níveis baixos.

Comum no café-da-manhã, o mamão é uma fruta típica do verão, conhecida por auxiliar no processo digestivo. Outro fruto que atua no mesmo sentido é a manga, que possui diversos antioxidantes.

Alimento é Saúde é uma produção da Radioagência Brasil de Fato e o Saúde Popular

Locução: Camila Rodrigues

Produção: Rafael Tatemoto

Sonoplastia: Jorge Mayer

 

Edição: ---