Justiça

Advogado popular concorre à vaga da Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública no RS

Rodrigo de Medeiros se inscreveu na vaga nesta sexta e contou com a participação de movimentos populares

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Medeiros é membro da Renap e atua há 17 anos em causas de movimentos populares
Medeiros é membro da Renap e atua há 17 anos em causas de movimentos populares - Reprodução

Os mais diversos movimentos populares do Rio Grande do Sul podem ter pelos próximos dois anos um forte aliado na Defensoria Pública do estado, com a indicação do advogado popular Rodrigo de Medeiros para a Ouvidoria-Geral.

Medeiros se inscreveu à candidatura nesta sexta-feira (10), e contou com a participação de representantes de organizações ambientais e movimentos populares, como os de luta pela moradia, direito à cidade e movimento de mulheres camponesas. O cargo é ocupado, desde a criação da Lei Complementar nº 132/2009, por pessoa externa aos quadros da carreira da instituição, durante o período de dois anos. A eleição será dia 31 de março.

Medeiros acredita que a Ouvidoria-Geral é uma ferramenta que contribui para a “democratização do Sistema de Justiça e a garantia da participação social”. Medeiros é membro da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares (Renap), atua há 17 anos em causas de movimentos populares e advoga em diversas áreas dos direitos humanos fundamentais. Também participa de articulações com instituições do Sistema de Justiça, contribuindo com a Defensoria Pública. Atualmente, é assessor jurídico em Projeto Social no bairro Guajuviras, no município de Canoas.

Edição: ---